Concertos de Carrilhão mudam de horário

Alteração do horário dos concertos de Carrilhão

 

Depois de quase 20 anos de ausência, na tarde de dia 9 de fevereiro de 2020, os concertos de carrilhão regressaram ao Palácio Nacional de Mafra. Desde então — apenas a pandemia levou à sua suspensão durante alguns meses — todos os domingos há concerto de carrilhão.

Amanhã, os concertos “entram” no horário de verão e em vez de ocorrerem às 16 horas como habitualmente acontece, passam a acontecer às 17h30.

Assim, todos os domingos, entre 14 de abril e 27 de outubro, os concertos terão lugar aos domingos, às 17h30. Poderá assistir ao concerto no Terreiro D. João V ou no claustro sul do Palácio de Mafra.

 

Sobre os carrilhões

O Palácio Nacional de Mafra conta com dois carrilhões. Ambos os carrilhões foram reabilitados, mas o da Torre Norte ficará restrito a funções museológicas e apenas o da Torre Sul se irá fazer ouvir.

O carrilhão da torre sul foi sempre um carrilhão de concerto desde que foi fundido em Antuérpia, na fundição de Willem Witlockx, já o carrilhão da torre norte, fundido em Liége pelo fundidor Nicolau Levache — que era um bom fundidor de sinos de igrejas, sinos que não precisam de ter um tom específico — não tem um único sino afinado musicalmente.

O carrilhão que todos os domingos “dá música” à vila de Mafra, é o carrilhão da torre sul, tem 53 sinos do carrilhão, 4 da liturgia e 3 do relógio.

 

Leia também

Deixe um Comentário