Cadeira originária da Biblioteca do Palácio de Mafra na exposição do centenário da morte de Teófilo Braga

cadeira dos leões

Cadeira originária da Biblioteca do Palácio de Mafra na exposição do centenário da morte de Teófilo Braga

 

O Museu da Presidência da República, em colaboração com a Câmara de Ponta Delgada, está a preparar uma exposição sobre o centenário da morte de Teófilo Braga.

cadmafelisUma das peças que fará parte desta exposição é a «cadeira dos leões» cuja produção data do século XIX, um modelo inspirado na cadeira de Bartolomeu Dejante, que se encontra, desde 1912, no gabinete de audiências do Presidente da República, mas que provem da Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra.

A referida cadeira encontra-se atualmente em restauro, ocasião que propiciou a identificação da a oficina responsável pelo seu estofo.

A cadeira em mogno, que exibe na extremidade dos seus braços duas cabeças de leão em bronze dourado, será da autoria de Pierre Barthélemy Dejante. Há registos que confirmam o pagamento, em maio de 1858, da quantia de 72 mil réis a este marceneiro francês, pela execução de «uma cadeira de brassos estofada de marocain embotido de latão e ornatos doirados para secretaria del Rei Sr. Dom Pedro V» (IAN/TT, Casa Real, cx. 4540, doc. 46).

A exposição terá lugar no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada.

[Imagens: Museu da Presidência da República / Montagem Capa: Jornal de Mafra]

Leia também