Bombeiros Voluntários da Malveira alertam para os primeiros sinais de Lagarta do Pinheiro
Os Bombeiros Voluntários da Malveira (BVM) informaram nas suas redes sociais que “começam a aparecer os primeiros sinais de Lagarta do Pinheiro na nossa área de atuação própria (AAP)”.
A lagarta do pinheiro (“processionária”) é um inseto desfolhador dos pinheiros e cedros em Portugal.
Na fase em que as lagartas se deslocam dos ninhos – localizados na copa das árvores – para se enterrarem no solo, existe risco de alergias para pessoas e animais se tiverem contacto com os seus pelos urticantes.
Normalmente, é a partir de dezembro que aparecem os Ninhos de seda nos ramos dos pinheiros. Entre janeiro a maio, surgem as filas de lagartas a descer pelos troncos dos pinheiros e, na primavera, os pelos urticantes das lagartas são libertados. São esses pelos que em contacto com a pele, mucosas e olhos, provocam alergias em pessoas e animais.
Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento desta praga e uma alteração do calendário, sobretudo devido às condições climáticas.
O contacto, direto ou por inalação, com os pelos da lagarta pode provocar uma reação alérgica cuja gravidade depende da intensidade da exposição e da sensibilidade individual. Em qualquer um destes casos, saiba o que fazer de imediato.
Em caso de contacto com a lagarta do pinheiro, deve:
- Retirar o vestuário e tomar banho
- Se os olhos tiverem sido atingidos, lavar com água corrente durante cerca de 10 minutos
- Remover os pelos urticantes que possam ter ficado aderentes à pele (por exemplo, com um adesivo)
- Aplicar um creme hidratante
- Se os efeitos/reação alérgica forem intensos, deve procurar a ajuda de um médico
- Contacte o CIAV – Centro de Informação Antivenenos: 800 250 250
Os animais são igualmente sensíveis ao contacto com as lagartas sendo aconselhado procedimentos idênticos. Será conveniente uma observação por um veterinário particularmente no caso de cães e gatos.
Os BVM deixam o alerta, se identificar árvores infetadas com ninhos:
- Afaste-se do local
- Não toque, nem se aproxime, de ninhos ou lagartas
- Impeça a permanência de crianças ou animais de companhia no local
- Não tente retirar ninhos ou lagartas, nem tente manusear ninhos ativos ou inativos
- Ensine as crianças a não tocar, nem se aproximar de ninhos ou lagartas
- Informe a Proteção Civil da Câmara Municipal de Mafra ou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
No caso de ter tido contacto com os pelos da lagarta e tiver sintomas de prurido na pele, prurido ocular, espirros, dificuldades respiratórias, náuseas, vómitos, sensação de desmaio ou outras manifestações associadas, ligue para a Linha SNS 24 (808 24 24 24) ou, em caso de emergência, o 112. Pode em alternativa contactar o Centro de Informação Antivenenos: 800 250 250.
Uma realidade que não é muito abordada.
Vê-se muito estes ninhos nos pinheiros, as pessoas e animais podem ser severamente atingidos a até correr perigo de vida…