30 de janeiro é o Dia Escolar da Não Violência e da Paz

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

30 de janeiro é o Dia Escolar da Não Violência e da Paz

 

Assinala-se, hoje, o Dia Escolar da Não Violência e da Paz.

A data foi instituída em 1964, em Espanha, pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida internacionalmente.

Este dia pretende sensibilizar os alunos, professores, encarregados de educação sobre a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. São também preocupações deste dia promover a comunicação entre todos, impedir situações de bullying e incrementar a amizade.

Segundo dados da PSP, no ano letivo de 2022/2023, registaram-se 34 ocorrências associadas à posse ou uso de armas em jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos. Foi ainda apreendida uma arma de fogo, 27 armas brancas e 7 armas diferentes como ferros ou pedras.

A escola deveria ser uma zona de conforto, um lugar de abrigo onde se fazem amigos para a vida e se cresce e aprende a viver como indivíduo e, simultaneamente, como ser social, nem sempre tem cumprido essa função.

Foi escolhido o 30 de janeiro para assinalar a data por se tratar do dia do falecimento do pacifista indiano Mahatma Ghandi.

 

Leia também