29 de janeiro é Dia Mundial do Puzzle

puzzle

29 de janeiro é Dia Mundial do Puzzle

 

Assinala-se anualmente, no dia 29 de janeiro, o Dia Mundial do Puzzle.

O dia foi criado nos Estados Unidos da América, pelas empresas de jogos, em 1995 e tinha o objetivo de promover este tipo de jogo no país. A data acabou por se espalhar pelo mundo.

Os primeiros puzzles surgiram em 1766 pela mão do cartógrafo britânico John Spillsbury e foram criados para ensinar geografia a criança. O seu criador chamou-lhe “mapas dissecados” uma vez que eram mapas em madeira cortados em pedaços onde cada país era uma peça.

Mas o puzzle só ganhou grande fama por volta de 1933, após a Grande Depressão, altura em que foram vendidos quase 10 milhões por semana nos Estados Unidos.

Embora inicialmente não fosse acessível a qualquer bolso adquirir um puzzle, mais tarde começaram a ser comercializados em cartão, tornando-os mais acessíveis e popularizando-os por várias camadas da sociedade.

Hoje em dia existem puzzles de todos os tamanhos e feitios, com muitas ou poucas peças, são ótimos para fazer a sós ou com companhia e são ótimos para treina a memória visual, a capacidade de sequenciação, a concentração e a … paciência.

Leia também