27 de março é Dia Nacional do Dador de Sangue

sangue

27 de março é Dia Nacional do Dador de Sangue

 

Assinala-se hoje, dia 27 de março, o Dia Nacional do Dador de Sangue.

Este dia pretende evidenciar junto da população em geral, o valor da dádiva de sangue, estimular a sua prática e tornar mais conhecida a sua necessidade.

reservas sangueO Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) relembra que “o sangue não se fabrica artificialmente, só o ser humano o pode doar“, por isso seja solidário com quem precisa de receber transfusões sanguíneas para viver.

Uma dádiva de sangue pode ajudar a salvar até 3 vidas e leva em média apenas 30 minutos.

Todos os tipos de sangue são necessários, mas o tipo 0 negativo, por ser dador universal e como tal utilizado em situações de emergência, é sempre muito necessário.

A Ordem dos enfermeiros do Sul refere que este dia é “um momento importante para destacar o mais recente apelo para dádivas, numa altura em que há escassez de dois tipos de sangue: A e 0.” (A+, A-, O+ e O-), com reservas para três/quatro dias, cinco dias no máximo.
Todos os outros grupos estão em níveis considerados bons, com sete, nove, 10 dias.

Diariamente, os hospitais portugueses precisam, em média, de 1100 unidades de sangue para tratar os doentes.

Quem pode doar sangue:

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.
A dádiva de sangue é benévola e não remunerada. A doação de sangue pode ser feita a cada quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

A saber

— Os tipos de sangue que existem são A, O, que são os mais comuns, AB e B, que são mais raros.
— As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. – Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.
— Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.

Para além dos tipos de sangue, existe o fator RH, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influência na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto, se o sangue tiver RH negativo, podem doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.

A dádiva de sangue é uma causa de todos nós, graças a este gesto solidário, são salvas diariamente muitas vidas nos Hospitais portugueses”.

Saiba onde pode efetuar uma doação de sangue a nível nacional e no concelho de Mafra.

No dia 4 de junho comemora-se o Dia Mundial do Dador de Sangue.

Leia também