27 de março Dia Nacional do Dador de Sangue
O Dia Nacional do Dador de Sangue em Portugal, celebra-se anualmente a 27 de março, e tem como objetivo reconhecer e agradecer o altruísmo dos dadores de sangue e promover a importância desta prática para salvar vidas. Este dia é uma oportunidade para sensibilizar a população sobre a necessidade constante de doações de sangue, que são fundamentais para emergências médicas, tratamentos contínuos e cirurgias.
A doação de sangue não só beneficia quem o recebe, mas também pode trazer um sentimento de realização e solidariedade para o dador. É um gesto simples, mas de imenso impacto, que fortalece o sistema de saúde e salva vidas todos os dias.
Este ano o tema escolhido para assinalar o Dia Nacional do Dador de Sangue foi “A importância da Diversidade na Dádiva de Sangue”.
Segundo dados da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue são necessárias todos os dias entre 1.000 a 1.100 unidades de sangue nos hospitais portugueses.
Em fevereiro o Instituto Português do Sangue e da Transplantação fez um apelo a dádivas urgentes dos grupos sanguíneos: A+, A-, O+ e O- (ver apelo).
Colheita de sangue
Para o próximo domingo, dia 30 de março, entre as 9h00 e as 13h00, está agendada uma colheita de sangue que se irá realizar na sede dos escuteiros do Milharado, no concelho de Mafra.
Todas as pessoas que cumpram os requisitos de elegibilidade básicos para a dádiva de podem candidatar-se a realizar uma doação: mais de 18 anos de idade, de 50Kg de peso e com estilos e hábitos de vida saudáveis.
Para ser potencial dador basta:
- tomar a decisão
- sentir-se com saúde e ter hábitos de vida saudáveis
- ir ao exame médico e responder com sinceridade às perguntas que lhe forem feitas
- dar sangue
- tomar uma curta refeição
Precisa de ter:
- pelo menos 50kg
- idade igual ou superior a 18 anos
- ser saudável
Faça também a inscrição para potencial dador de medula óssea.
“Dar Sangue é um ato voluntário e benévolo que representa a única forma de proporcionar aos que necessitam o conforto de saber que podem contar com a solidariedade de todos”