21 de maio é Dia Internacional do Chá

Dia Internacional do Chá

21 de maio é Dia Internacional do Chá

 

Assinala-se anualmente a 21 de maio, o Dia Internacional do Chá.

A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) como uma oportunidade de celebrar também os benefícios, a importância económica do chá e o meio ambiente.

Assinalada pela primeira vez em 1998, como resposta à crise da indústria do chá, mas apenas em 2005 foi comemorada oficialmente em Deli, na Índia e desde então foi ganhando relevo a nível mundial.

O Dia Internacional do Chá não foi criado para se degustar uma chávena de chá, mas para chamar a atenção dos governos, das organizações e da população mundial para os problemas da produção do chá.

China, Índia, Quénia e Sri Lanka são os quatro principais produtores de chá no mundo, sendo Holanda, a Inglaterra, a França e a Alemanha os países mais consumidores de chá.

Por definição, o chá é “uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de planta do chá (Camellia sinensis), geralmente preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.”

Chá verde, chá preto, chá de camomila, chá de tília, chá de frutos silvestres, chá de maçã e canela…. Qual é o seu chá favorito?

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário