Férias de Verão em Mafra 2023: Património, Festivais e Gastronomia

CAPA

PUB

Descubra os melhores locais que Mafra tem para oferecer. Saiba mais sobre o Real Edifício de Mafra, património mundial da UNESCO, a Tapada Nacional de Mafra e os Festivais.

Mafra: Um oásis entre o Atlântico e a Capital

Passar uns dias de verão ou até mesmo umas férias em Mafra pode revelar-se uma experiência surpreendente, enriquecedora, transversal e inesquecível. Nas palavras de Vitoria Oliveira, especialista em turismo, «Mafra apresenta uma biodiversidade única, fruto de uma localização privilegiada, com uma aposta acentuada na zona costeira, sem esquecer o seu património cultural, religioso e natural»

O Município de Mafra, com 11 freguesias, vai da Ericeira ao Milharado, da Encarnação à Igreja Nova, num território com características dissemelhantes, mas que acabam por formar “uma colorida manta de retalhos”, com propostas e atividades, para todas as idades e todos os gostos. 

As ondas da Reserva Mundial de Surf da Ericeira ou a beleza arquitetónica do Palácio Nacional de Mafra são, provavelmente, a ideia que mais nos ocorre quando pensamos em Mafra.

Todavia, o território mafrense abarca vários tipos de turismo e apresenta-se ideal tanto para o turismo cultural como o de aventura, o turismo gastronómico ou o ecoturismo.

Esta multidiversidade leva a que cada vez mais pessoas apreciem a região, inclusive muitos famosos que ganharam milhões no CasinoPortugal, elegem Mafra como destino de férias privilegiado em Portugal.

As doze praias de Mafra

Se o verão e o tempo quente pedem banhos de sol, uma prancha de surf e pés descalços na areia, Mafra tem, não uma, mas doze sugestões balneares que prometem agitar águas nos meses quentes que se aproximam. Entre as arribas rochosas e as ondas de classe mundial ficam as praias de:

  • Calada, 
  • São Lourenço, 
  • Coxos, 
  • Ribeira d’Ilhas, 
  • Empa, 
  • Matadouro, 
  • São Sebastião, 
  • Algodio, 
  • Pescadores, 
  • Sul, 
  • Foz do Lizandro 
  • São Julião

Muitas delas situadas na Ericeira, com uma mundialmente reconhecida ligação ao surf e outros desportos de prancha.

E, por falar na Ericeira, nada como lembrar as doze primeiras maravilhosas edições do Sumol Summer Fest, que desde 2009 marcaram esta vila costeira. A edição de 2023 muda-se “de armas e bagagens” para a Costa da Caparica, mas o Sumol Summer Fest vai continuar a construir memórias entre a praia, a música, o verão e os amigos. Pouco mais há a pedir!

O Património Cultural

«Falar de Mafra é falar do Real Edifício de Mafra, o maior monumento nacional, edificado entre 1717 e 1730, por ordem do Rei D. João V, inscrito, em 2019, na lista de Património Mundial UNESCO», reforça Vitória Oliveira, lembrando que o turismo em Portugal é diversificado, multidisciplinar e transversal.

Ao Palácio Nacional de Mafra ou ao Terreiro S. João V, juntam-se espaços como o Centro de Interpretação da Linha de Torres, o Museu Municipal Prof. Raul de Almeida, o Museu Popular Beatriz Costa, a “diva saloia”, no Centro Cultural da Malveira ou o espaço multifuncional Complexo Cultural Quinta da Raposa.

As Casas de Cultura em Mafra, Ericeira e Malveira, com diversos auditórios e galerias expositivas, na promoção da fusão entre tradicional e contemporâneo, integram também a rede cultural mafrense.

Ecoturismo

Das linhas arquitetónicas para as linhas do horizonte, a Tapada Nacional de Mafra, o Jardim do Cerco, o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico são algumas das propostas entre a natureza, num território ideal para praticantes de geocaching ou os amantes de observação de aves.

AVES

A Cova da Baleia e o Megacampo são um convite ao entretenimento e diversão, entre amigos ou com a família, apresentando uma panóplia de atividades ao ar livre, em parques de aventura, com paintball, escalada, insufláveis, entre muitas outras propostas.

Para terminar, o Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro, com skate parque, parque canino, campos de futebol e campos de basquetebol, entre muitos outros equipamentos e infraestruturas.

Alimentar a alma

Não existem tipos de turismo que não incluam a gastronomia e os vinhos, num roteiro cuidadosamente traçado, entre natureza, cultura, património e diversão.

A marca registada Pão de Mafra, o queijo fresco de Montemurro ou o chouriço doce da Póvoa da Galega e Vila Franca do Rosário regados com os vinhos locais da Azueira ou do Vale dos Cheleiros são prova de que o turismo Portugal sabe receber como poucos, os apreciadores de boa comida tradicional e dos melhores vinhos. Mafra, aliás, tem um mercado de enoturismo cada vez mais acentuado.

Para adoçar o convite, uma travessa de trouxas da Malveira, um parrameiro em forno a lenha e bolachas da Casa Gama. Um brinde!

Considerações Finais

Se ficou (ainda mais) curioso e quer saber como chegar, o que fazer, onde comer e onde dormir em Mafra, a página do município é um bom lugar para começar. Do norte rumo ao sul, do sul rumo à Costa Oeste, Mafra estende-se de braços abertos, com mil e uma propostas irresistíveis para memórias inolvidáveis. Talvez nos cruzemos por lá!

Leia também