Voz do Leitor | Entidade gestora dos transportes coletivos da área metropolitana de Lisboa incentiva o uso de carro para Lisboa?

A VOZ

 

Voz do Leitor
Entidade gestora dos transportes coletivos da área metropolitana de Lisboa incentiva o uso de carro para Lisboa?

Entre 16 a 22 de setembro decorreu a Semana Europeia da Mobilidade com o objetivo “(…) de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular. (…)  Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado (…)”  (https://apambiente.pt/apa/semana-europeia-da-mobilidade-0). Contudo, as decisões, ou a falta delas, por parte da entidade gestora dos transportes coletivos da área metropolitana de Lisboa, bem como das autoridades supervisoras, dificultam os cidadãos de circularem nos transportes públicos, obrigando-os a usar a viatura própria, mesmo não sendo esse o seu desejo.

Quer pelo crescimento da população do concelho de Mafra, quer por razões ambientais, quer pelo custo dos combustíveis, o número de passageiros dos transportes públicos entre o concelho de Mafra e Lisboa tem crescido muito. O horário mantém-se o mesmo de 2021, ano de confinamento.

Exatamente na Semana Europeia da Mobilidade, constatámos milhares de passageiros a ficar em terra sem que consigam entrar num autocarro. Há passageiros a esperar mais de 1 hora quando os autocarros passam a cada 10 minutos. Há paragens onde ficam muitas dezenas de passageiros sem conseguirem entrar, sucessivamente. Raramente há desdobramentos. Os desdobramentos, quando surgem, não conseguem levar todos os passageiros apeados. As pessoas ficam em terra a partir dos horários das 6:40 até depois das 21:00, durante todo o dia. Muitas veem-se obrigadas a terem de se deslocar em viatura própria para conseguirem chegar a Lisboa.

Há um grupo de passageiros no whatsapp que se tenta entreajudar com informações sobre os transportes entre o concelho de Mafra e Lisboa. Este grupo criou um formulário online de perturbações, que já conta com mais de 1900 registos de perturbações.

Durante a semana da mobilidade, mais propriamente nos dias 19, 20 e 21 se setembro, alguns passageiros foram registando as perturbações que sofreram. Foram registadas 108 perturbações deixando 2405 passageiros em terra. O número real de passageiros afetados deverá ser muito superior.

grfyu

Gráfico 1 –  Registo de passageiros nos autocarros entre o concelho de Mafra e Lisboa que não conseguiram entrar no autocarro de horário para o qual chegaram à paragem, por dia. Estima-se que o número real seja muito superior aos registos efetuados.

Hoje, 26 de setembro, temos registadas 35 perturbações representando 1373 passageiros que ficaram apeados.

É urgente que as empresas de transportes melhorarem a qualidade de serviço e as autoridades obriguem estas empresas a prestarem o serviço para o qual foram concessionadas. Ou, será que estas autoridades pretendem incrementar o uso de viatura própria nas deslocações para Lisboa?

Quem desejar conhecer mais detalhes das perturbações poderá consultar o blog do grupo em https://transportespublicosconcelhomafra.blogspot.com/p/exposicao-aml.html.

 

Um passageiro,

Edgar Zeferino

 

Leia também