21 de março | Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Dia Mundial da Árvore e da Floresta

 

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

Em Portugal, a floresta ocupa mais de um terço do país (36%), com uma extensão superior a três milhões de hectares.

A 10 de abril de 1872 celebrou-se pela 1.ª vez o Dia Mundial da Árvore e da Floresta no estado norte-americano do Nebraska (EUA). Esta celebração iniciou-se para fazer face à escassez de árvores e florestas.

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore ocorreu a 9 de março de 1913, mas apenas em 1972 de celebrou o 1.º Dia Mundial da Floresta, a 21 de março.

As florestas são chamadas de “pulmões do mundo” devido à sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas. É nas florestas que se realiza a fotossíntese (produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono). As florestas são ainda importantes áreas estratégicas para a economia e para a produção de bens e alimentos.

Este ano, o tema escolhido para foi “Florestas, produção e consumo sustentáveis”.

“O mundo enfrenta atualmente desafios sem precedentes, e as alterações climáticas encontram-se entre os mais prementes de todos. Estes desafios ameaçam o bem-estar das pessoas e da natureza e exigem uma ação imediata na criação de soluções inovadoras e criativas que coloquem o mundo no caminho da paz e da prosperidade num planeta saudável.” ICNF

Leia também