Torres Vedras | Visita à Mata do Convento do Varatojo

VTV

 

“No Convento de Santo António do Varatojo, monumento fundado em 1470 pelo rei D. Afonso V, predominada uma mata que remota às antigas florestas do Oeste, dominada por árvores como o carvalho português (Quercus faginea) e o loureiro (Laurus nobilis) e arbustos de porte arbóreo, como carrasco (Quercus coccifera), sanguinho-das-sebes (Rhamnus alaternos), aroeira (Pistacia lenticus), e medronheiro (Arbutus unedo). Nesta mata centenária, existem diversos indivíduos arbóreos que aparentam ter longa idade, destacando-se a existência de um carvalho português (Quercus faginea) que se presume anterior a 1470, por já existirem referências à data da fundação monástica. Este ecossistema natural constitui um património natural, e também, a casa de diferentes espécies de fauna portuguesa.”
CM Torres Vedras

Realiza-se no próximo sábado uma visita à Mata do Convento do Varatojo: Uma visita  que permitirá a exploração dos participantes, com o apoio dos técnicos da autarquia, que irão realizar uma pequena formação sobre a identificação de espécies ao longo da ação.

Data: 19 de março
Hora: Das 09h30 às 12h15
Local: Centro de Educação Ambiental

O percurso de ida tem um comprimento de cerca de 4 quilómetros e o de volta de 3 quilómetros, sendo que os participantes podem optar por se deslocar diretamente ao Convento do Varatojo se não quiserem realizar a caminhada.

A iniciativa tem como principais objetivos dar a conhecer os valores naturais da Mata centenária do Convento do Varatojo, sensibilizando para a importância da conservação do património natural e da biodiversidade, e ao mesmo tempo promover a atividade física e o contacto com a Natureza.

A atividade é de participação gratuita, mas requer inscrição em tvedras.pt/gkv2r

Para mais informações: 261 314 163 | 918 773 342 | cea@cm-tvedras.pt

[Imagem: CMTV]

Leia também