Covid-19 | Arranca hoje a 3.ª dose da vacina para pessoas com mais de 65 anos

vac

 

Tem hoje início a administração da 3.ª dose da vacina contra a covid-19, que será administrada a pessoas com mais de 65 e a utentes de lares e de unidades cuidados continuados.

Esta 3.ª dose será administrada seis meses após a última dose e dará prioridade às pessoas com mais de 80 anos e utentes de lares e da rede de cuidados continuados e de outras instituições similares.

Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, explicou que a dose de reforço vai começar a ser administrada “pelas faixas mais vulneráveis, nomeadamente pelas estruturas residenciais para idosos, pela faixa acima dos 80 anos e depois iremos de uma forma decrescente até à faixa igual ou superior aos 65 anos”.

Apesar da Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter aprovado a administração da dose adicional da vacina contra a covid-19 para as pessoas com mais de 18 anos, Portugal optou por administrar este reforço às pessoas com mais de 65 anos.

A dose adicional da vacina contra a covid-19 já esta a ser administrada aos doentes imunossuprimidos, tendo já sido vacinados entre 12 mil e 13 mil pessoas.

A administração desta dose de reforço aos profissionais de saúde está a ser ponderada, mas para já, estes profissionais não são considerados prioritários.

O Primeiro Ministro, António Costa já manifestou a intenção de ter o processo de vacinação desta dose de reforço cocluido até dezembro, para permitir ter mais idosos devidamente protegidos na próxima quadra natalícia.

 

Leia também