Covid-19 | A partir de manhã as máscaras deixam de ser obrigatórias na rua

desc

 

Depois de 380 dias, amanhã deixa de ser obrigatório o uso de máscara na rua, continuando a ser recomendada em “situações especiais”.

Recentemente, Graça Freitas, diretora-geral de Saúde, referiu que “o risco de transmissão ao ar livre é muito menor, e com 85% da população previsivelmente vacinada com duas doses, a circulação do vírus será muito menor” acrescentando que no entanto “será de muito bom-tom andar sempre com uma máscara”.

Graça Freitas referiu que podem vir a existir exceções para a continuação do uso de máscara, como é o caso dos recreios das escolas, em aglomerados populacionais e em eventos em espaços exteriores.

Por seu lado, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, afirmou que “para além daquilo que é lei há sempre o bom senso e o bom senso é o de cada um. Estou convencido que muitos de nós, com esse bom senso, em situações específicas, como aglomerados ou ambientes muito fechados, vamos continuar a usar máscara durante o próximo período sazonal, durante o inverno.”

A Associação de Médicos de Saúde Pública defende que a utilização de máscara é uma forma de prevenir a covid-19 e a gripe, permitindo ainda passar um inverno “mais controlado”.

 

Leia também