Covid-19 | Começou hoje a vacinação da população contra o vírus

vac

Arrancou hoje em Lisboa a vacinação contra a Covid-19 nos centros de saúde, tendo o governo optado pela vacinação de pessoas com 80 ou mais anos e de pessoas entre os 50 e os 79 anos padecendo de doença grave.

Até 6.ª-feira, nas Unidades de Saúde Familiar de Alvalade e do Parque, em Lisboa, deverão ser administradas cerca de 300 vacinas contra a Covid-19.

Amanhã chegará a vez da região Norte avançar com este processo de vacinação em 7 locais distintos (Braga, Marão e Douro Norte, Porto Oriental, Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Gaia, Gondomar e na Unidade Local de Saúde Nordeste), prevendo-se que até ao final da semana sejam administradas perto de 900 vacinas nestes 7 locais.

Na próxima semana, esta fase da vacinação será alargada às restantes administrações regionais de saúde do país.

Os utentes serão notificados por SMS (serviço de mensagens curtas) para o processo de vacinação, tendo – até ontem à tarde – sido enviadas cerca de 850 SMS, das quais já foram recebidas 370 confirmações de agendamento para a toma da vacina.

O SMS enviado irá conter a informação da data e local de vacinação, pedindo-se que a pessoa responda sim ou não. Se o utente responder sim, o agendamento fica confirmado.

Se o utente não der nenhuma resposta ao SMS fica registado para contacto posterior pelo centro de saúde por SMS ou por outra via (por exemplo, por contacto telefónico) e se mesmo assim o contacto falhar, será enviada uma carta gerada automaticamente pelo sistema de informação das unidades de saúde familiar.

Esta nova etapa da fase 1 do Plano de Vacinação contra a Covid-19 abrangerá cerca de 900 mil pessoas.

 

campanha covid.png

Leia também