Portugal recebe na 4ª feira profissionais de saúde e equipamentos vindos da Alemanha

ea

Os ministérios da defesa nacional e da saúde confirmaram esta noite que Portugal aceitou a proposta de colaboração do governo alemão no reforço à resposta à pandemia causada pela Covid -19.

Está assim prevista para a próxima 4.ª-feira, dia 3 de fevereiro, a chegada de uma equipa de profissionais de saúde militares com competências ao nível da Medicina Intensiva.

A nota do governo não refere o número de profissionais, mas esta tarde o ministério alemão da defesa anunciou que “uma equipa médica das forças armadas com 26 membros partirá para Portugal na quarta-feira”, entre eles 8 médicos, uma equipa de enfermagem e especialistas em higiene.

A ministra Alemã referiu que “a situação atual apresenta grandes desafios para todos nós. Também há uma pressão considerável do sistema de saúde alemão. No entanto, estamos convencidos de que a solidariedade é indispensável nestes tempos”.

Estes profissionais permanecerão em Portugal “durante um período de três semanas, estando prevista a sua substituição a cada 21 dias, até ao final de março, caso seja necessário”, refere o governo Português.

Além da equipa de profissionais de saúde chegará ainda material clínico (ventiladores, bombas e seringas de infusão), que de acordo com as autoridades alemãs consistirá em 350 dispositivos médicos: 50 ventiladores (40 móveis e 10 estáticos), 150 bombas de infusão e 150 camas hospitalares.

A chegada ao Aeroporto Humberto Delgado está prevista para as 11h00.

[Imagem: Bundeswehr]

campanha covid.png

Leia também