Contrato para requalificação da Linha do Oeste (Meleças – Torres Vedras) assinado hoje

Comboios

Em março deste ano, a Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a empreitada para a Modernização do troço da Linha do Oeste, entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras tinha sido adjudicada pelo valor de 61,5 milhões de euros, no âmbito do Programa Ferrovia 2020. A obra foi adjudicada ao consórcio luso-espanhol, Gabriel A. S. Couto, S.A./M. Couto Alves, S.A./Aldesa Construcciones, S.A. e ficou à data a aguardar pelo visto do Tribunal de Contas.

Depois do Tribunal de Contas, em setembro, ter dado o visto para a modernização da linha entre Meleças e Torres Vedras,  é hoje a vez de, IP e empreiteiro assinarem o contrato de consignação das obras.

A obra, com a duração prevista de dois anos, tem como objetivo a eletrificação e requalificação da via, num troço com 43 quilómetros prevendo os seguintes trabalhos:

  • Criação de dois desvios ativos, com uma extensão total de 16 quilómetros, para permitir o cruzamento de comboios sem necessidade de paragem – desvio ativo 1, com cerca de 10 quilómetros, entre a estação de Mira Sintra-Meleças e o apeadeiro de Pedra Furada e o desvio ativo 2, com cerca de 6 quilómetros, entre a estação da Malveira e o quilómetro 44,3 (a sul do Túnel da Sapataria);
  • Eletrificação integral do troço no sistema 2 x 25kV – 50 Hz;
  • Trabalhos de beneficiação em cinco estações e seis apeadeiros, com a criação de acessos para pessoas com mobilidade condicionada às plataformas de passageiros e alteamento das plataformas;
  • Automatização e supressão de Passagens de Nível;
  • Construção de nove passagens desniveladas;
  • Reabilitação estrutural e rebaixamento da plataforma ferroviária para colocação da catenária nos túneis de Sapataria, Boiaca, Cabaço e Certã;
  • Instalação de Sinalização Eletrónica, Telecomunicações e GSM-R (a presente empreitada a lançar tem a cargo a execução de caminhos de cabos, preparação de salas técnicas e instalação de antenas);
  • Instalação do Sistema de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção.

A requalificação da Linha ferroviária do Oeste prevê ainda uma 2ª fase para o troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, estando a decorrer o concurso público para esta 2ª fase.

 

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