Covid-19 | OMS diz que uma vacina pode ficar pronta até ao final de 2020

vac

Hoje, no final dos dois dias de reunião do Conselho Executivo da OMS (Organização Mundial de Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, presidente da organização, referiu que “Vamos precisar de vacinas e há esperança de que até o final deste ano possamos ter uma vacina. Há esperança.”, embora não tendo acrescentado mais detalhes sobre o assunto.

O mecanismo global de distribuição vacinas, COVAX, liderado pela OMS, conta atualmente com nove vacinas experimentais em fase já avançada de desenvolvimento e tem como principal objetivo garantir a distribuição de dois mil milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até ao final de 2021.

A Agência Europeia de Medicamentos (AEM) anunciou na semana passada que “iniciou a primeira revisão contínua de uma vacina contra a covid-19, que está a ser desenvolvida pela empresa AstraZeneca em colaboração com a Universidade de Oxford”.

No comunicado, a AEM refere que a decisão de avançar com a revisão se prendeu com o facto dos “resultados preliminares de estudos não clínicos e clínicos iniciais sugerirem que a vacina desencadeia a produção de anticorpos e células T” , células do sistema imunitário, as defesas naturais do organismo, contra a covid-19.

A AEM refere anda que “isto não significa que se possa já chegar a uma conclusão sobre a segurança e eficácia da vacina” uma vez que ainda não foram apresentadas ao comité todas as provas. No entanto “a revisão continuará até estarem disponíveis provas suficientes para apoiar um pedido formal de autorização de comercialização”.

Leia também