Mais de metade dos alunos já resgataram os vouchers para os Manuais Escolares Gratuitos

le

Dia 3 de agosto, começaram a ser disponibilizados os vouchers para os 2º, 3º, 4º, 6º, 8º, 9º 11º e 12º anos e a 13 de agosto, foi a vez dos vouchers para aquisição de manuais escolares gratuitos para os alunos dos anos de início de ciclo – 1º, 5º, 7º e 10º anos começaram a ser  disponibilizados.

Segundo dados do Ministério da Educação “no dia da abertura da plataforma [3 de agosto], cerca de um milhão de vouchers foram disponibilizados, permitindo o seu levantamento nas livrarias aderentes”e a 13 de agosto, apenas para os 1º, 5º, 7º e 10º anos, foram “disponibilizados mais de 700 mil vouchers”.

Hoje o ministério anunciou que “mais de metade dos alunos, do 1.º ao 12.º anos, já têm os vouchers resgatados”, este ano foram já “transacionados mais do dobro de vouchers do que no mesmo período do ano passado”.

Até ao momento “apenas um número residual de escolas” ainda não disponibilizou a informação para a plataforma MEGA.

Para poder beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de se registar na plataforma MEGA, em www.manuaisescolares.pt, ou descarregar a app “Edu Rede Escolar”. Uma vez registados na MEGA, os vouchers “ficam disponíveis à medida que os dados dos alunos são exportados pelas escolas para a plataforma”. A partir dai, os encarregados de educação, terão acesso aos dados escolares dos seus educandos e aos respetivos vouchers, bem como à lista das livrarias aderentes, onde poderá ser feito o levantamento.

O próximo ano letivo (2020/2021) tem início previsto para 14 a 17 de setembro e as primeiras cinco semanas vão ser “especialmente dedicadas à recuperação de aprendizagens, salvaguardando os efeitos da crise pandémica dos últimos meses”.

Leia também