Covid-19 | Há 542 utentes e 207 funcionários infetados em lares de idosos

Idosos

Sobre a situação atual do nosso pais face à pandemia por covid-19, António Lacerda Sales, secretário de estado da saúde, referiu que “continuamos este trabalho com firmeza e convicção faça chuva ou faça sol não podemos claudicar ou achar que o problema está resolvido quando temos uns ciclos mais positivos com é o atual” acrescentando que apenas mantendo “as medidas de proteção conseguimos prolongar no tempo esses resultados até haver um tratamento ou vacina”.

Sobre a situação nas estruturas residências para idosos/ lares, o secretário de estado afirmou que a situação continua a ser acompanhada com atenção, mas existe já uma certa estabilidade e a tendência tem vindo a ser uma diminuição do número de casos nestas instituições.

Existem, ao dia de hoje, 70 lares de idosos com casos de infeção por covid-19, o que significa menos de 3% do universo destas instituições no nosso pais. São 542 utentes e 207 funcionários positivos.

Equipas mistas da segurança social, autoridades de saúde e proteção civil tem visitado lares de Norte a Sul do pais e, por exemplo, no Alentejo foram já visitados 261 dos 283 lares existentes. Estas equipas têm verificado a implementação das medidas e os relatórios mostram algumas inconformidades estando as devidas correções a ser aferidas.
O secretário da saúde, António Lacerda Sales, referiu que o objetivo é proteger esta faixa etária da população que “é mais vulnerável ao vírus e que nos obriga a um dever especial de proteção”.

Leia também