Covid-19 | Grande Lisboa regista cerca de 75% dos novos casos mas em Carcavelos juntaram-se mil pessoas numa festa

PSP

Numa altura em que a situação da região de Lisboa e Vale do Tejo continua a concentrar as atenções, no que se refere a pandemia provocada pela covid-19 e quando, ainda no dia de hoje, cerca de 75% dos novos casos se registaram nesta região, as festas continuam a acontecer.

Na noite passada, cerca das 00:30 chegou um alerta à PSP, para um ajuntamento de pessoas no Parque de Estacionamento da Pastorinha, junto à praia de Carcavelos. Foram deslocadas viaturas de várias valências para o local, onde os agentes se depararam com uma festa, convocada pelas redes sociais, festa que contava com mais de mil pessoas – quando os ajuntamentos com mais de 20 pessoas estão proibidos.

Segundo o comissário Artur Serafim, chefe do Núcleo de Imprensa e Relações Públicas do Comando Metropolitano de Lisboa, a dispersão dos presentes aconteceu “sem qualquer tipo de incidentes, de forma ordeira e pacífica”.

A operação de dispersão demorou cerca de duas horas “uma vez que as pessoas se deslocavam do parque de estacionamento, formando pequenos ajuntamentos no areal, levando a uma intervenção da PSP com a Polícia Marítima para que as pessoas abandonassem o local”. Não se terá registado qualquer tipo de incidente e ninguém foi detido ou identificado.

Nós, PSP, estamos bastante atentos a este tipo de eventos, nos quais vamos intervir de forma bastante ponderada e apelamos a todas as pessoas, principalmente os jovens, que não adiram a este tipo de eventos, porque estamos numa altura pandémica, e que devem seguir as normas da Direção-Geral da Saúde”, referiu o comissário Artur Serafim.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou hoje àqueles que “nesta fase de desconfinamento, acham que já passou a pandemia e que não há vírus”, que “isso é falso. O vírus está aí”.

Numa ação de sensibilização realizada hoje à tarde no Parque Urbano Felício Loureiro em Queluz, no concelho de Sintra, o Presidente da República apelou hoje aos jovens para que “ajudem ainda mais nesta fase” da pandemia uma vez que os jovens têm um papel fundamental, que é o de “dar o exemplo”.

“E têm um papel fundamental porque são mais jovens, têm de dar o exemplo. Têm de dar o exemplo no distanciamento, em não haver ajuntamentos, não fazendo aquilo que às vezes apetece fazer que é ir amontoados para as praias, para as festas e outras coisas assim e depois obrigam a que as autoridades crescentemente tenham de intervir” disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Leia também