Presidente da República diz que se “deve gozar a praia e a época balnear” com precaução e pequenos passos

Jornal de Mafra 2017.12.15 19h14m02s 015

A Época balnear abriu hoje em algumas zonas do pais e Marcelo Rebelo de Sousa escolheu a Praia dos Pescadores, na Ericeira – onde a época balnear apenas abre dia 15 de junho – para dar o 1º mergulho da época balnear 2020.

O Presidente da República afirmou que este ano se “deve gozar a praia e a época balnear com precaução e com pequenos passos. Avançando junho, julho e agosto, acho que podemos fazer uma época balnear serena e com uma evolução natural da pandemia para a abertura económica e social”.  Acrescentando que “não podemos facilitar, mas não podemos cair no alarmismo oposto. Há aqui um equilíbrio que é preciso manter”.

Em relação à situação de Lisboa e Vale do Tejo, Marcelo Rebelo de Sousa recorda que se decidiu “fazer foi uma operação mega em termos de testes, 14 mil testes” o que representa “muitos testes numa só região em tão poucos dias” ,de modo a cobrir as empresas e os trabalhadores da construção civil. O presidente refere ainda que esta operação permitiu “detetar um número muito apreciável” de contaminados e infetados. E que mesmo sendo uma percentagem “muito pequena” (cerca de 4,6%) representa “umas centenas largas de contaminados, a grande maioria jovens, portanto de menor risco”.

Não podemos confundir uma ação massiva de testagem na área da construção civil em cinco municípios, com uma disseminação na sociedade”. Para Marcelo Rebelo de Sousa se existisse uma disseminação na comunidade, o que até agora não se provou, isso sim obrigaria as autoridades sanitárias a tomar medidas “muitíssimo mais intensas”.

[imagem de arquivo]

Nota da redação – Não nos foi possível publicar a tradicional imagem do senhor Presidente da República em calções, porque nenhuma entidade oficial nos deu nota da realização da visita.

Leia também