Opinião Política | Alexandre Nascimento (ALIANÇA) – Novo Banco – Velhos Costumes

OPINIÃO POLÍTICA ALEXANDRE NASCIMENTO scaled

Novo Banco – Velhos Costumes

Cenário:

           Maio de 2020…

 

A Economia está parada (ou perto disso) e a Dívida Pública vai, com toda a certeza, disparar para números preocupantes.

As empresas estão a ter prejuízos avultadíssimos, estranguladas ou a fechar. Cerca de 100.000 delas aderiram ao Lay-off. Mais de 1 Milhão de trabalhadores foram obrigados a ir para casa e existem à volta de 80.000 novos pedidos de Subsídio de Desemprego.

1 Milhão de pessoas vivem com menos de 250 Euros por mês… 2 Milhões com menos de 450€ … e estima-se que os Bancos Alimentares apoiem cerca de 380.000 pessoas.

Mais de 1.000 famílias já pediram empréstimos ao IHRU para pagamento de rendas e há hoje 103.000 contas Low-cost no sistema bancário.

Os portugueses já têm a sua vida “virada do avesso” e ainda vêm aí tempos muito difíceis. Tempos em que todos teremos que ir à luta… refazer… teimar. Tempos em que cada um terá que assumir as suas responsabilidades… de trabalho… de crença…de solidariedade.

O Estado à cabeça!

…..

Maio de 2020…

Depois de 792 Milhões de Euros em 2018 e de 1.149 Milhões de Euros em 2019, o Estado Português acabou de cumprir uma terceira tranche contratual de apoio e financiamento de um Banco, no valor de 850 Milhões de Euros, o que perfaz um total de 2.791 Mil Milhões de Euros, apenas em 3 anos.

É verdade que existe um contrato com o Estado que prevê medidas de financiamento e apoio à revitalização e recuperação do Novo Banco… mas também é igualmente verdade que o que se espera de um banco que está a receber continuamente dinheiro do bolso de contribuintes, já de si empobrecidos e sem liquidez, é que tenha a decência de participar ativamente no esforço coletivo e o bom senso de se comportar com responsabilidade.

Pois bem, depois de prejuízos no valor de 1.413 Milhões de Euros em 2018 e de novos prejuízos de 1.059 Milhões em 2019, a equipa de 7 pessoas que constitui a administração do Novo Banco foi aumentada em 2,3 Milhões de Euros, no final do ano passado.

Mais! Como, ao abrigo do contrato assinado entre o Estado e o Fundo de Resolução, está impedida de receber remuneração variável antes de concluído o plano de restruturação (2021), a administração do Banco anunciou já um montante de quase 2 Milhões em bónus (prémios de desempenho) a pagar aos seus executivos depois de 2021, ultrapassando assim o mecanismo de restrição contratual.

Sem comentários…

Talvez fosse boa ideia criar um mecanismo legal que obrigasse os partidos a inscrever nos seus programas eleitorais que medidas preconizam perante eventuais problemas na banca e qual o seu compromisso com os contribuintes nessa matéria.

Não quero fazer aproveitamentos circunstanciais por via da Pandemia, nem populismo barato, nem sequer especular cenários perante um contrato que já estava assinado e uma realidade que era inevitável. O Estado estava contratualmente obrigado a transferir a verba!

Mas o ponto é mesmo esse… equacionar a eficácia e, sobretudo, a justiça de tudo isto.

A verdade é a verdade… em Portugal existem 4,5 Milhões de contribuintes ativos. Na semana passada, asfixiados num turbilhão de dificuldades e problemas, cada um deles ofereceu de mão beijada mais 189 Euros aos senhores do Novo Banco!

É que, segundo dados divulgados há dias, e excluindo as empresas, existem em Portugal cerca de 4,5 Milhões de contribuintes ativos e o valor desta nova tranche foi de 850 Milhões.

Como alguém disse em tempos… é fazer as contas!

Alexandre Nascimento

Presidente da Comissão Política Distrital de Lisboa

Partido ALIANÇA

Alexandre Nascimento
Empresário, Presidente da Direção Política Distrital de Lisboa do Partido Aliança.

Pode ler (aqui) outros artigos de opinião de Alexandre Gomes do Nascimento.


______________________________________________________________________________________________________

As opiniões expressas neste e em todos os artigos de opinião são da responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores, não representando a orientação ou as posições do Jornal de Mafra

______________________________________________________________________________________________________

Leia também