Covid-19 | Mais de 100 detenções efetuadas durante a 1ª fase do estado de emergência

EduardoCabrita scaled

Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, no final da 5ª reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, fez o ponto de situação do primeiro período do estado de emergência.

Nestes 15 dias foram efetuadas 108 detenções pelas forças de segurança, por desobediência às medidas de restrição aplicadas no estado de emergência. O ministro destacou que as situações mais graves foram as seguintes: 29 por violação das obrigações de confinamento, 10 por tentativa de violação da cerca sanitária de Ovar e 16 por violação de obrigações de encerramento de estabelecimentos comerciais.

Em relação aos controlos de fronteiras terrestres, durante estas duas semanas foram controlados 132 mil cidadãos, havendo 1 126 recusas de passagem de fronteira nos nove pontos de fronteira autorizados. A fronteira com mais movimento foi a de Valença, com 61 mil controlos.

Eduardo Cabrita saudou os portugueses “pelo sentido de responsabilidade, cívico e de determinação” tendo elogiado também “a forma como as cadeias de abastecimento alimentar e de outros produtos essenciais se conseguiram ajustar, com uma capacidade de resposta que nunca pôs em causa abastecimento aos cidadãos”.

O ministro alertou para o conjunto de restrições à circulação entre 9 e 13 de abril, relembrando que durante este período os cidadãos só se poderão deslocar para fora do seu concelho de residência por “razões imperiosas de saúde ou urgência, ou por obrigação de trabalho expressamente documentado”, tendo afirmado que “só um esforço ainda mais determinado permitirá consolidar a evolução positiva” da pandemia de Covid-19 em Portugal.

Leia também