Centro Hospitalar do Oeste com novos circuitos nas Urgências para casos suspeitos de COVID-19

centro hospitalar do oeste

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) definiu circuitos autónomos para casos suspeitos de COVID-19 nas Urgências e Internamento dos hospitais das Caldas da Rainha e de Torres Vedras.

Estes novos circuitos criam “áreas especificas para receber os casos suspeitos” ficando estas situações “separadas das habituais áreas para receber os restantes doentes com outras patologias. Estão de igual modo preconizadas áreas especificas para internamento de doentes infetados com circuitos independentes para doentes e profissionais”.

O CHO alerta, no entanto, que apenas se deve dirigir à urgência hospitalar depois de ter contatado a Linha SNS 24 (808 24 24 24) e no caso da Linha SNS 24 efetuar o encaminhamento para esse serviço.

Caso seja encaminhado para a Urgência médico-cirúrgica da Unidade de Torres Vedras, os utentes “com queixas respiratórias (tosse, febre e falta de ar) deverão dirigir-se ao Balcão 5 (à esquerda da entrada do Serviço de urgência, no exterior) onde será recebido por um Enfermeiro que, após um questionário específico para validação de caso suspeito, encaminhará os mesmos para o espaço da Consulta Externa – Zona de Triagem Respiratória. Para as crianças o procedimento é idêntico, sendo as crianças encaminhadas para Serviço de Pediatria, onde existem áreas especificas para isolamento pediátrico”.

Lembre-se que todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (temperatura ≥ 38.0ºC), ou dificuldade respiratória, devem ligar para a Linha SNS 24.
A avaliação pela Linha SNS 24 fará o encaminhamento adequado a cada situação clínica, que poderá implicar o isolamento no domicílio e sob vigilância; a avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários (ADC-COMUNIDADE) ou a avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Serviços de Urgência do SNS (ADC-SU).

 

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Leia também