11 de março é o Dia Europeu em Memória das Vítimas do Terrorismo

Terrorismo

11 de março é o Dia Europeu em Memória das Vítimas do Terrorismo

 

Assinala-se, anualmente, a 11 de março, o Dia Europeu em Memória das Vítimas do Terrorismo.

A data foi instituída pela União Europeia na sequência dos atentados na estação de comboios de Atocha, em Madrid, a 11 de março de 2004, que provocaram 193 mortos e cerca de 2 000 feridos.

Neste dia pretende-se prestar homenagem às vítimas de terrorismo e aos seus familiares e sensibilizar a sociedade civil para o combate ao radicalismo e ao terrorismo, em prol dos valores humanos.

O Conselho da União Europeia refere que: “o terrorismo ameaça a nossa segurança, os valores das nossas sociedades democráticas e os direitos e liberdades dos cidadãos europeus. A luta contra o terrorismo é uma das principais prioridades da União Europeia e dos seus países, bem como dos seus parceiros internacionais.”

Atualmente o terrorismo mundial representa uma das maiores ameaças à paz e estabilidade global. Caracterizado por atos de violência indiscriminada e extrema, o terrorismo transcende fronteiras e culturas, deixando um rasto de destruição e medo por onde passa.

A direção Geral da Educação relembra que “a disseminação do terrorismo é facilitada pela globalização e pelo avanço da tecnologia, que permitem a radicalização e a mobilização de indivíduos em diferentes partes do mundo. A internet, em particular, tem sido utilizada como uma ferramenta de recrutamento e propaganda por grupos terroristas, ampliando ainda mais a sua influência e alcance.”, acrescentando que “a promoção do respeito pela diversidade, do diálogo intercultural e a importância de formar cidadãos críticos, responsáveis, inclusivos e justos são igualmente relevantes para combater a narrativa extremista e fortalecer os valores de paz, liberdade e respeito pelos direitos humanos.”.

 

Leia também

One Thought to “11 de março é o Dia Europeu em Memória das Vítimas do Terrorismo”

  1. É sem dúvida uma ameaça global, muitos são os inocentes que sofreram e sofrem com isso. Muitos vivem com medo de novos ataques, e não conseguem ter paz nas suas vidas, seja pelo terrorismo ou pelas guerras constantes.

Comments are closed.