Alexandre Seixas

AlexandreSeixas

Museu Nacional da Música em Mafra
Uma boa notícia

No pretérito dia 31 de Janeiro do corrente, foi assinado um acordo de parceria entre o Município de Mafra e a Direção Geral do Património Cultural, para a instalação do Museu Nacional da Música, em Mafra. Mais do que uma excelente notícia, é uma importante medida, eivada de justiça. Mafra sempre teve fortes ligações à música e o “nosso” Palácio é o palco perfeito para a instalação deste Museu.

Numa altura em que se espera o reconhecimento e a inscrição como Património Mundial por parte da UNESCO, do Palácio Nacional de Mafra, esta instalação vem fortalecer a perspetiva de Mafra enquanto destino cultural. E essa é uma das lacunas de Mafra, a cultura. Tudo o que venha melhorar a oferta deve ser acolhido com alegria, pois é um ponto positivo para quem cá vive e um fator de atração para quem nos visita.

Todo o investimento efetuado neste tipo de instalações tem um retorno que não sendo imediato se repercute em variados setores. E 2021 está já ali à frente. Quem venha visitar este importante museu que tem estado, nos últimos 25 anos, numa estação do Metro, em Lisboa, vai poder descobrir a escassos quilómetros da capital, mas ainda no distrito de Lisboa, um concelho, uma vila, de braços abertos para o receber. Com história, com natureza, com mar, com campo, com boa gastronomia e com… música.

De referir, que a medida agora realizada e concretizada pelo governo PS, se encaixa numa política de reiterado empenhamento na descentralização da cultura. A vinda deste museu para Mafra desperta ainda outras sinergias que aqui podem ser criadas, complementando a oferta cultural do monumento/Palácio, composto por seis órgãos históricos e por uma das bibliotecas mais ricas do país.

Se a isto juntarmos a atual intervenção sobre os carrilhões, naquela que é a maior obra de restauro desde a sua instalação no século XVIII, percebemos bem a motivação do Partido Socialista, no que à história, à cultura e à conservação do património diz respeito. Ainda bem que mais uma vez estas medidas recaíram sobre Mafra.

Assim nós saibamos honrar este privilégio e potenciar o impacto destes projetos no nosso Concelho.

Parabéns a todos os intervenientes. O Museu Nacional da Música em Mafra é uma excelente notícia.

 

Alexandre Seixas, janeiro de 2019

 



Alexandre Seixas

Azueira, Gestor, Membro eleito da Comissão Política do PS Mafra

Pode ler (aqui) os artigos anteriores de Alexandre Seixas


As opiniões expressas em cada artigo de opinião são da responsabilidade expressa e exclusiva dos seus autores, não vinculando nem traduzindo as opiniões dos demais autores ou as posições do Jornal de Mafra