Segundo o Banco de Portugal, em 2023, por dia realizaram-se cerca de 11,6 milhões de pagamentos de retalho, no valor global de dois mil milhões de euros.
Segundo o Relatório dos Sistemas de Pagamentos publicado recentemente pelo Banco de Portugal, os portugueses continuam a preferir pagamentos eletrónicos, sendo os cartões bancários, os meios quotidianos de pagamento preferidos, com o contacless a representar 53% das compras com cartão. O Banco de Portugal publicou, nesta quinta-feira.
Portugal é um dos países europeus onde os clientes dos bancos não beneficiam de transferências bancárias imediatas sem custos.
Na zona euro, cerca de 15,5% das transferências são imediatas. Espanha, Alemanha, Itália, Áustria, Estónia, Letónia, Holanda, Finlândia e Lituânia já oferecem transferências imediatas e gratuitas em cerca de 585 bancos.
A partir de 9 de janeiro de 2025, a banca deixará de cobrar as atuais comissões pelas transferências imediatas, que atualmente podem variar entre 0,50 € e 2,50 €.
Para além das transferências imediatas, dentro em breve, a 20 de maio, os clientes dos bancos poderão também passar a identificar o destinatário da transferência quando utilizem, para o efeito, apps e plataformas de homebanking.
Outra boa notícia para os consumidores portugueses é o facto de as fraudes ligadas à utilização de pagamentos eletrónicos em Portugal permaneceram muito reduzidas.