Torres Vedras | Santa Cruz voltou a receber o tradicional Cortejo Etnográfico de 15 de agosto [Imagens]

sccf

 

Na passada 2.ª feira as ruas de Santa Cruz voltaram a ser inundadas de gente para ver passar o tradicional Cortejo Etnográfico de dia 15 de agosto.

O Cortejo Etnográfico é uma recriação da antiga tradição da população rural do concelho de Torres Vedras, que rumava até Santa Cruz no dia 15 de agosto. Neste dia, as pessoas pegavam nas suas carroças e carros de bois e iam até à praia, onde se mergulhavam e confraternizavam em torno da gastronomia tradicional.

Este ano o cortejo contou com a participação de 6 ranchos folclóricos e etnográficos do concelho de Torres Vedras, grupos que atuaram no palco instalado no Largo Jaime Batista da Costa.

Na 23.ª edição do cortejo, os 6 ranchos percorreram as ruas de Santa Cruz envergando trajes típicos. Várias gerações desfilaram e partilharam o farnel que seguia em alcofas e cestas de verga, acompanhados por carroças, juntas de bois, burros e cavalos. Na Praia do Guincho, foi a vez de vestir os respetivos trajes e ir a banhos, para depois abrir os tachos com iguarias preparadas especialmente para a ocasião.

sc10 sc1
sc8
sc3 sc5
sc9
sc7 sc2
scc
sc11 sc4

[Imagens: CMTV/ capa montagem: Jornal de Mafra]

Leia também