Já arrancaram os trabalhos de requalificação biofísica e paisagística dos rios Alcabrichel e Sizandro. São sete os troços dos rios Alcabrichel e Sizandro que vão ser alvo desta intervenção que se iniciou trabalhos junto ao Ecoparque da Macieira, no Maxial.
Esta requalificação tem por objectivo “preservar a espécie de peixe Ruivaco-do-Oeste, aumentando a sua resiliência aos efeitos das alterações climáticas. A diminuição de obstáculos na rede hídrica irá facilitar a movimentação da espécie, enquanto a plantação de espécies vegetais autóctones e consequente criação de sombra no canal irá aumentar a disponibilidade hídrica durante a época estival, promovendo a capacidade de sobrevivência da espécie durante aquela época.
A desobstrução do canal levará, ainda, ao decréscimo dos riscos de cheia e de erosão dos terrenos adjacentes. Paralelamente, será desenvolvida uma ação de controlo da proliferação de gambúsia e lagostim-vermelho-da-Louisiana, espécies aquáticas exóticas que põem em causa a estabilidade das populações de Ruivaco-do-Oeste.”
A intervenção, conta com um investimento de 179.573,93 €, e está inserida no âmbito da operação “Ruivaco-do-Oeste | Gestão Ativa da Espécie e do Ecossistema” aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos – POSEUR sendo 85% são financiada pelo Fundo de Coesão e os restantes 15% serão um investimento da Câmara Municipal de Torres Vedras.