Torres Vedras investe fortemente na mobilidade elétrica

O Município de Torres Vedras apresentou esta semana, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a sua frota de 32 veículos elétricos.

O Parque Verde da Várzea foi o local escolhido para expor 29 desses veículos elétricos da Câmara Municipal de Torres Vedras e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS).

O primeiro veículo elétrico municipal foi adquirido em 2004, sendo que atualmente a frota municipal conta com 32 veículos elétricos.

Para Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, refere que esta frota permite reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em cerca de 66 toneladas por ano o que segundo o mesmo “é extremamente importante. Mas também tem impacto para podermos economizar. Com este modelo, por ano, vamos poupar cerca de 37 mil euros em combustível”.

17 destas viaturas 100% elétricas foram recentemente integradas na frota municipal – no âmbito da renovação da sua frota – e representam um investimento de cerca de 484 mil euros (valor sem IVA incluído). O investimento decorre do aluguer operacional destes veículos no âmbito do acordo-quadro da central de compras da OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste.

A autarquia refere que “95% da utilização da frota municipal decorre no interior do Concelho, com a distância média das deslocações a ficar abaixo dos 50 quilómetros por dia, o que permite que os veículos carreguem durante a noite”.

Entre as vantagens associadas à utilização de veículos elétricos na frota municipal encontram-se o “custo da energia (que, para percorrer a mesma distância, é três vezes inferior ao custo do combustível)” e os “ganhos ambientais (com a redução da poluição sonora e da emissão de Gases com Efeitos de Estufa), contribuindo para o combate às alterações climáticas”.

Hugo Lucas, vereador da Mobilidade da CM de Torres Vedras, afirmou que “até ao final do ano, o Município pretende lançar 49 novos postos de carregamento em todo o Concelho”. A rede de carregamento na via pública já se encontra concessionada estando a CM a trabalhar com os comercializadores de modo a que todos os postos de carregamento sejam ativados e “postos à disposição dos torrienses.”

[Imagem: CMTV]

Leia também