Torres Vedras | Inicio das obras na praça 25 de abril previsto para setembro

Depois de aprovada a adjudicação da empreitada de “acessibilidade Inclusiva na Praça 25 de Abril”, no passado mês de julho, a autarquia revela que o prazo de execução da obra será entre setembro 2020 e maio de 2021.

As obras têm por objetivo “promover a mobilidade suave como modo preferencial de deslocação em contexto urbano e assegurar uma efetiva equidade no acesso e fruição dos espaços e edifícios públicos” e consistem na “eliminação de barreiras arquitetónicas, alargamento de passeios, introdução de rampas, corrimãos e pavimentos confortáveis e relocalização de mobiliário urbano”.

De acordo com a autarquia de Torres Vedras o projeto, no valor de 300 179,74 € (IVA incluído), conta com a “demarcação das zonas de circulação e de atravessamento dos eixos viários com sinalética táctil própria para invisuais. Complementando esta estratégia, prevê-se ainda a instalação de um mapa táctil na Praça 25 de Abril. Este mapa conterá informação gráfica relativa à planta do centro histórico da Cidade, à planta do espaço da Praça da República e aos alçados do Convento de Nossa Senhora da Graça, informação essa que será complementada por legendas e informação adicional em texto corrente e em braille”.

De acordo com o projeto:

O espaço na frente do edifício da Igreja e Convento de Nossa Senhora da Graça será transformado numa zona de carácter pedonal, sendo apenas permitida a circulação de transportes públicos de circuito urbano e veículos de emergência. Com a eliminação da zona de estacionamento e dos contentores de resíduos, será criado um espaço livre de barreiras arquitetónicas, com pavimento estruturado para que, através de diferentes texturas, se torne facilmente apreensível para invisuais.

O acesso ao Museu Municipal Leonel Trindade, em funcionamento no Convento de Nossa Senhora da Graça, passará a realizar-se por uma plataforma de entrada com escadas e rampa, que permitirá o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Em torno do Jardim da Graça serão suprimidas bolsas de estacionamento e redesenhados os eixos de circulação viária, criando uma cinta de circulação pedonal. Nos arruamentos a poente e norte do jardim, mantem-se o uso existente, com uma via de circulação de apoio ao hotel, estacionamento e parque de táxis. Na via a nascente da Praça 25 de Abril, a atual bolsa de estacionamento será anulada, sendo criadas zonas de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada, para idosos, grávidas e pessoas com crianças de colo, para bicicletas e para motociclos e uma zona de paragem de autocarros urbanos, turísticos e de aluguer de apoio ao Museu e à Igreja.

No interior do jardim as intervenções previstas serão pontuais, procurando resolver as questões de mobilidade. Sempre que possível, as escadas serão convertidas em rampas. Nas situações em que o declive existente obriga à manutenção de escadas, estas serão requalificadas, adaptando-se o seu passo às dimensões regulamentares e equipando-as com corrimãos. Nas situações de degraus isolados, será usada a extensão dos braços de acesso em calçada para nivelar o pavimento.

Legenda do mapa
1 – Piso contínuo em torno do jardim

2 – Praça de táxis

3 – Melhoria das condições de acessibilidade ao interior do jardim: Substituição de degraus por rampa/ Colocação de corrimãos/ Correção de obstáculos

4 – Percurso pedonal alargado em torno do jardim, com inclusão de mobiliário urbano

5 – Acesso nivelado ao Museu Municipal Leonel Trindade e à Igreja de Nossa Senhora da Graça

6 – Circulação viária em frente ao Convento apenas para serviços públicos: Bombeiros, Ambulâncias, TUT – Transportes Urbanos de Torres Vedras, Veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU)

7 – Alargamento de passeios e sinalização para pessoas com deficiência visual

8 – Plataforma única sem obstáculos à mobilidade:

Zona de coexistência de peões e automóveis
9 – Estacionamento prioritário: Mobilidade condicionada,Grávidas, Pessoas acompanhantes de crianças de colo
Seniores
10 – Zona de estacionamento de bicicletas

11 – Zona de estacionamento de motas

12 – Paragem de TUT – Transportes Urbanos de Torres Vedras

[Imagens: CMTV]

Partilhe o Artigo

Leia também