Na reunião do executivo da Câmara Municipal de Torres Vedras ocorrida na última 3ª feira foi aprovado o novo projeto para o Parque Municipal de Santa Cruz.
O projeto inicial foi invisibilizado devido à deteção de uma linha de água subterrânea contígua ao parque, sendo agora necessário o lançamento de um novo concurso público para adjudicação da empreitada, que terá agora um valor de 291.503,57 euros.
A intervenção irá incidir sobre a zona sul do parque e visa “potenciar as suas características de parque verde vocacionado para as atividades de lazer”.
De acordo com o comunicado da autarquia de Torres Vedras, a empreitada prevê “a instalação de um relvado, que irá unificar toda a área sul do parque, e a plantação de 54 árvores. No relvado, serão instalados bancos individuais, equipamentos em madeira vocacionados para a interação infantil e um espaço com mesas e bancos para merendas. Na zona central do parque, vai ser criada uma praça para atividades relacionadas com expressão artística e instalações temporárias.
Serão criados dois espaços destinados ao recreio infantil: um espaço revestido por um areão e com equipamento infantil multifunções, tipo pirâmide; e outro com função de caixa de areia, permitindo atividades mais informais e espontâneas. Serão ainda colocadas algumas estruturas em madeira no relvado e interior destas áreas de recreio mais confinadas, permitindo acessos alternativos e estimulando jogos de equilíbrio na sua transposição.
Na linha de água, localizada na periferia este do parque, será realizada uma limpeza seletiva de vegetação e plantada nova vegetação ripícola.”
De acordo com o novo projeto, a linha de agua detetada não irá ser intervencionada.
[Imagem: CMTV]