Torres Vedras | Apresentado o projeto de classificação da Reserva Natural Local Foz Azul (Assenta)

Foz Azul

Torres Vedras | Apresentado o projeto de classificação da Reserva Natural Local Foz Azul (Assenta)

 

Foi apresentado na semana passada, no centro interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul, a proposta de classificação da Reserva Natural Local Foz Azul.

Foz AzulO processo de elaboração da proposta de classificação da Reserva Natural Local Foz Azul iniciou-se em 2019, tendo por coordenador científico José Carlos Ferreira, professor universitário e investigador da NOVA FCT – Universidade Nova de Lisboa / MARE-ARNET.

A proposta de classificação foi elaborada por iniciativa do Município de Torres Vedras em articulação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Um dos objetivos é que futuramente a área marinha adjacente à Reserva Natural Local Foz Azul possa integrar a Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas, considerando o eventual alargamento dos estudos em desenvolvimento para a constituição da Área Marinha Protegida de Mafra, Sintra e Cascais.

Durante o seminário, José Carlos Ferreira deixou o desafio à Câmara de Torres Vedras, encetar o processo de criação, a partir da Reserva Natural Local Foz Azul, de uma Reserva da Biosfera da UNESCO.

O seminário de apresentação da Reserva Natural Local Foz Azul contou com a presença do professor universitário e investigador, José Carlos Ferreira, da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, do diretor regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Rui Pombo, entre outras entidades.

O projeto de classificação da Reserva Natural Local Foz Azul apresentado será agora remetido para aprovação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

 

Sobre a área protegida

A área protegida que deverá ser criada situa-se no litoral das freguesias de São Pedro da Cadeira e Silveira.
Apresenta uma área costeira complexa, marcada pela presença de importantes zonas de arribas rochosas, areais planos, dunas e estuários. De frisar a biodiversidade marinha presente na Reserva Natural Local Foz Azul, destacando-se as zonas de intertidal e poças de maré, de grande riqueza biológica, com particular expressão na Praia Azul e na da Assenta. O valor ecológico desta reserva natural local é ainda marcado pela presença da foz do Rio Sizandro e do campo dunar da Praia Azul, bem como de arribas e falésias, locais de nidificação de importantes espécies de avifauna, nos quais se têm encontrado vestígios de dinossauros.
Na Reserva Natural Local Foz Azul observam-se ainda interessantes fenómenos geomorfológicos, como as Marmitas de Gigante e as Plataformas de Abrasão Marinhas. Esta futura área protegida é também, sublinhe-se, rica em tradições associadas ao mar e à pesca, sendo de referir a esse propósito que é atualmente possível observar antigos lagosteiros e embarcações de pesca artesanal no porto de pesca da Assenta.

[Imagens: CMTV]

Leia também