Temperatura sobe na próxima semana (podendo superar os 30°C em algumas regiões)

subidatemperatura

 

A semana começa com um “anticiclone localizado sobre a Península Ibérica” que trará uma “subida significativa das temperaturas máximas” em especial nas regiões a sul do vale do Tejo. Quem o diz é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que refere ainda que a semana vai estar condicionada não por um, mas sim “pelo posicionamento de dois anticiclones próximos de Portugal Continental” o que “irá resultar em diferentes padrões de circulação”.

O primeiro anticiclone vem acompanhado de ventos fracos de leste, subida significativa das temperaturas máximas e uma ausência de precipitação.

A partir e 5.ª feira, 30 de março, Portugal será afetado por um anticiclone localizado entre os arquipélagos dos Açores e da Madeira que vai trazer “precipitação ao litoral norte e centro (…) poderá estender às restantes regiões do país no dia seguinte”. A temperatura máxima irá ter uma descida a partir de sexta-feira, dia 31, mantendo-se, “contudo, acima dos valores climatológicos da época”.

Durante a semana as temperaturas máximas vão variar do seguinte modo:

  • De 27 a 30 de março (de 2.ª a 5.ª) deverá variar entre 18°C e 26°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 19°C e 27°C na zona litoral e entre 25°C e 30°C na região Sul, podendo mesmo nalguns locais superar os 30°C
    ………………………………..
  • A partir de 31 de março (6.ª feira) os valores da temperatura máxima descem e deverão situar-se entre 13°C e 23°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 18°C e 24°C na zona litoral e entre 20°C e 26°C na região Sul

A temperatura mínima situar-se-á entre 1°C e 10°C no interior Norte e Centro e entre 7°C e 13°C na zona litoral e região Sul.

Leia também