Tânia Gouveia (Bombeiros da Malveira) alcança 1.º lugar na prova Quebra Costas Internacional
Coimbra recebeu esta manhã mais uma prova de Elite Quebra Costas Internacional, prova internacional destinada a bombeiros profissionais, voluntários, mistos e privativos.
A prova contou com a participação de bombeiros de cinco nacionalidades, representando 94 corporações de Portugal continental (461 bombeiros) e uma da Madeira (1 bombeiro), equipas de Espanha (Salamanca e de Santiago de Compostela, oito bombeiros), França (uma equipa de cinco bombeiros de Aix-en-Provençe), do Brasil (17 bombeiros de Fortaleza) e a participação individual de um bombeiro do Reino Unido e outro da Argentina.
Sobre a prova
Esta prova de resistência teve por objetivo subir, no menor tempo possível, um percurso de 500 metros (com desnível positivo de aproximadamente 113 metros e um declive médio de sensivelmente 14,1%), que vai do Arco da Almedina à Universidade, envergando o equipamento de proteção individual (EPI) urbano completo.
O EPI é composto por bota de Incêndio Urbano e Industrial, cogula de Incêndios Urbanos devidamente colocada e mantida até ao final da prova, ARICA no mínimo de 150 Bar de pressão, num cilindro de no mínimo 6 litros, capacete urbano devidamente colocado e com viseira, luvas integradas no EPI, calças de combate a incêndios urbanos, casaco de combate a incêndios urbanos e Peça facial / máscara a tira colo.
Bombeiros de Mafra em prova
Entre os 427 bombeio(a)s que terminaram a prova encontravam-se 6 do concelho de Mafra, 5 dos Bombeiros Voluntários da Malveira e 1 dos Bombeiros Voluntários da Ericeira.
Tânia Gouveia, dos Bombeiros Voluntários da Malveira, conquistou o 1.º lugar no seu escalão (Veterana F40). Em 2023, Tânia Gouveia já havia alcançado o 1.º lugar, em Braga, na prova do “Escadórios da Humanidade”.
A classificação, por escalão, dos bombeiros do concelho de Mafra que participaram nesta prova foi a seguinte:
Bombeiros Voluntários da Malveira
Sénior Masculino
37.º lugar: Joaquim Martinho (98.º geral)
Veterano M30
58.º lugar: Marcos Sousa (170.º geral)
Veterano M45
16.º lugar: Nuno Cardoso (212.º geral)
Veterana F40
1.º lugar: Tânia Gouveia (218.º geral)
Veterano M40
34.º lugar: Pedro Rodrigues (353.º geral)
Bombeiros Voluntários da Ericeira
Veterana F30
7.º lugar: Filipa Jacinto (343.º geral)
O vencedor da prova masculina foi o bombeiro Paulo Costa da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra e na prova feminina, Rita Domingues do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa foi a grande vencedora.
[Imagem: BVM]