Sintra vai aplicar taxa turística de 2 euros em 2019

Ontem, no final da conferência sobre “Reabilitação Urbana no Centro Histórico de Sintra”, que decorreu no Centro Cultural Olga Cadaval, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, anunciou que à semelhança do que tem vindo a ocorrer noutras vilas e cidades turísticas do país, a partir do próximo ano, Sintra, irá cobrar uma taxa turística ao visitantes que aí pernoitarem.

As recitas desta nova taxa, que terá um valor de 2€ – aplicada por cada quarto das unidades hoteleiras, num período nunca superior a três dias – serão aplicadas na reabilitação do centro histórico da Vila de Sintra.

Basílio Horta referiu que “é uma taxa perfeitamente equilibrada, não custa praticamente nada a pagar e esse dinheiro é essencial para a requalificação” avançar com a aplicação da taxa em 2019 “porque temos um conjunto de grandes investimentos em hotéis. Há 30 anos que não se fazia um hotel em Sintra e agora temos um investimento de mais de 80 milhões”.

“Temos consciência de que é necessária uma requalificação profunda, mas que tem de ser feita com cuidado. Estamos a falar de um território muito sensível” referiu o autarca. O investimento previsto para a requalificação do centro histórico da Vila, que inclui intervenções no saneamento básico e no edificado, é de cerca de 50 milhões de euros.

 

 

Leia também