Sintra | Ovos dourados, ovos coloridos e as artes decorativas no Palácio de Queluz

palacio de queluz

Sintra | Ovos dourados, ovos coloridos e as artes decorativas no Palácio de Queluz

 

Sobre o evento

A Páscoa dá o mote para explorar as artes decorativas do Palácio de Queluz. Vamos inspirar-nos nos muitos elementos que animam tetos e paredes para decorar os ovos mais originais e elegantes desta época.

ovospascoaO ovo decorado, hoje associado à Páscoa, tem origens muito remotas quando, no Equinócio da primavera, se trocavam ovos para celebrar o fim do inverno e o início da nova época de fertilidade e renascimento. Para obterem os benefícios dos “Deuses das Colheitas”, os agricultores enterravam ovos nas suas terras.

Em tempos não tão antigos, Eduardo I de Inglaterra presenteava os seus súbditos favoritos com ovos banhados a ouro. Os ovos de chocolate, embrulhados em papel brilhante e colorido, chegaram à Europa com o cacau do Novo Mundo a partir do século XVII e Luís XIV, o poderoso “Rei Sol”, também os oferecia na Páscoa, pintados e decorados.

Vamos conhecer algumas das técnicas decorativas mais utilizadas no século XVIII, como a talha dourada, a pintura de fingidos ou a pintura “a fresco”, inspirando-nos no esplendor dos interiores do palácio e nos seus elaborados jardins. De seguida faremos um atelier criativo onde teremos a oportunidade de trabalhar com folha de ouro na decoração de ovos da Páscoa.

Data e Hora

Data: 30 de março
Hora: 10h00
Local: Palácio Nacional de Queluz

Destinatários: Famílias com crianças a partir dos 5 anos
Duração: 2h00

Bilhetes

Adulto: 14 €
Criança (5-17 anos): 12,5 €

Notas

  • Os portadores deste bilhete devem dirigir-se à bilheteira do Palácio de Queluz 10 minutos antes da hora agendada.
  • Não há tolerância de atraso. Este bilhete permite apenas acesso ao evento.
  • Planeie antecipadamente o seu trajeto, em função do seu meio de deslocação, para chegar ao local à hora desejada.
  • Não haverá lugar ao reembolso do valor dos bilhetes devido a atraso ou falta de comparência, salvo em caso de alteração de data ou de cancelamento do evento.
  • Idioma: Português

[Imagem: PSML]

Leia também