Reabilitação da Praça Machado Santos (Praça da Batata) Em Torres Vedras

Torres Vedras - Praça Machado Santos

Inauguração da reabilitação da Praça Machado Santos (Praça da Batata) em Torres Vedras

 

Torres Vedras - Praça Machado SantosO anúncio de que a Praça Machado Santos (“Praça da Batata”), em Torres Vedras, ia finalmente ser requalificada surgiu em maio de 2022 (ver artigo do Jornal de Mafra).

O concurso público foi lançado em outubro de 2022 e agora, finalmente, as obras estão concluídas e a Inauguração da reabilitação da Praça Machado Santos está agendada para o próximo sábado.

Data/hora/local

Data: 4 de maio
Hora: 10h30
Local: Torres Vedras, Praça Machado Santos

A cerimónia de inauguração contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e Do presidente da junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, David Lopes.

No local realizar-se-á a degustação de petiscos confecionados com batata e atuarão a Escola de Dança MPT e a ESTUFA — Plataforma Cultural.

Torres Vedras - Praça Machado SantosSobre a requalificação:

A “Praça da Batata” está ligada à identidade e à vivência de Torres Vedras, com fortes ligações ao Carnaval, o projeto de reabilitação contempla uma área central livre “de qualquer obstáculo, capacitando o espaço para a realização de eventos e atividades lúdicas, podendo apresentar mobiliário urbano amovível, como chapéus de sol, cadeiras e mesas”.

Segundo a autarquia, o “projeto contempla duas faixas de pavimento em pedra calcária que irão ligar o cimo da Travessa José Eduardo César e da Travessa de Santiago à zona poente da Praça, onde se irão encontrar com uma área pavimentada com o mesmo tipo de pedra. Trata-se de um percurso suave, acessível e confortável para cadeiras de rodas, carrinhos de bebé e outros meios”.
Esta intervenção prevê ainda “que todo o pavimento da Praça será requalificado e as infraestruturas, como a iluminação, serão melhoradas. Os cabos aéreos serão removidos, contribuindo para a melhoria da imagem urbana da Praça e da sua envolvente”.

A Praça passará a contar com “cinco novas árvores, divididas entre as duas zonas de estadia localizadas nos extremos a nascente e poente. O lado nascente terá uma plataforma (limitada por um banco em pedra) e uma zona de estadia em pedra calcária que poderá acolher mobiliário urbano. Aqui serão plantadas duas árvores da espécie Melia azedarach, com um porte médio adequado à escala da Praça e de folha caduca, permitindo ter sombra no verão e mais sol no inverno”.

A zona do lado poente disporá de “espaços de estadia, lazer e recreio para crianças, assim como árvores de floração rosada e outros elementos verdes que irão criar sombra e melhorar o conforto bioclimático do espaço”.

Partilhe o Artigo

Leia também