Radares de velocidade média | Como funcionam e onde se encontram

 

Em 1 de setembro de 2023, as estradas portuguesas passaram a contar com mais um tipo de radar, os radares de velocidade média (ver aqui).

Segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANRS), em apenas 24 horas foram “apanhados” pelos radares, em excesso de velocidade, seis mil condutores (ver aqui). Se cada condutor apanhado em excesso de velocidade pagasse a coima mínima (60 €), o estado arrecadará pelo menos 360 mil euros.

Embora com uma sinalética própria (o sinal H42), a localização dos radares de velocidade média não será fixa, podendo ser alternada entre 20 localizações possíveis. Assim, apesar de alertado pela sinalética para a presença deste tipo de radar, o condutor, não saberá exatamente se o mesmo estará na cabine ou não.

Como funcionam os radares de velocidade média? O ACP (Automóvel Clube de Portugal) esclarece: “imagine que vai numa estrada em que existe o limite de velocidade de 100km/h. Num determinado ponto, é registada a matrícula do seu veículo, assim como a hora de passagem. Mais à frente nesse mesmo trajeto, estará outro radar que faz exatamente o mesmo. Com base na hora de entrada e saída do percurso (regra geral, estes radares estão instalados em troços sem entroncamentos ou saídas), é calculado o tempo que o veículo demorou a percorrê-lo, assim como a velocidade média. Se o condutor completou a distância entre as duas câmaras num tempo inferior ao mínimo estipulado, significa que não cumpriu o limite de velocidade (no exemplo, os 100 km/h). Desta forma, considera-se que circulou em excesso de velocidade.
De nada adiantará ao condutor parar a meio do trajeto para fazer tempo, caso tenha ultrapassado o limite de velocidade: primeiro, porque não ganha tempo algum (e esse é o intuito quando se ultrapassa o limite de velocidade); depois, porque os radares de velocidade média vão estar presentes em troços onde é proibido ou muito difícil parar.”

Atualmente são 12 os radares deste tipo instalados nas estradas portuguesas e o ACP elaborou uma tabela com os locais onde estão instalados.

Localização (Distrito, Concelho, Freguesia) Estrada KM Sentido Velocidade (km/h)
Aveiro,
Mealhada-Anadia,
UF Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes/São Lourenço do Bairro
A1 217,400-211,900 Norte-Sul 120
Aveiro,
Águeda, UF de Belazaima do Chão,
Castanheira do Vouga e Agadão
A25 42,469-37,600 Este-Oeste 100
Braga,
Braga,
Guisande e Oliveira (São Pedro)
A3 38,064-40,750 Sul-Norte 100
Coimbra,
Figueira da Foz,
Bom Sucesso
EN109 100,700-103,000 dois sentidos 50
Lisboa,
Loures,
Santa Iria da Azóia
IC2 9,750-8,200 Norte-Sul 80
Lisboa,
Vila Franca de Xira,
Vila Franca de Xira
EN10 110,710-115,460 dois sentidos 80
Lisboa,
Sintra,
Massamá
IC19 8,150-9,100 Este-Oeste 80
Porto,
Paços de Ferreira,
Paços de Ferreira
A42 9,100-7,000 Este-Oeste 100
Porto,
Marco de Canavezes-Penafiel,
Constance-Castelões-Recezinhos
EN211 1,390-5,780 dois sentidos 70
Porto,
Trofa,
Covelas
A3 16,910-15,905 Norte-Sul 100
Santarém,
Santarém,
Póvoa da Isenta
A1 65,180-59,900 Norte-Sul 120
Setúbal,
Montijo,
Canha
EN10 75,710-79,240 dois sentidos 70

 

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