PSP e GNR intensificam a fiscalização ao estado de emergência

A partir das 12h00 de hoje e até às 23h59 da próxima quarta-feira, 8 de abril, a PSP e a GNR iniciaram uma operação a nível nacional para fiscalizar o cumprimento das regras previstas, iniciando-se depois – dia 9 de abril às 00h00 – uma nova operação que irá decorrer no período da Páscoa.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai controlar a aglomeração de pessoas – restringido a um limite de cinco -, controlar o confinamento e isolamento social e a circulação de veículos para fora das cidades, fiscalizar estabelecimentos, terminais rodoviários e ferroviários de transportes, de modo a  “tentar detetar situações de saída das áreas de residência”.

A PSP irá também dar particular atenção à violência doméstica, uma vez que o isolamento social poderá provocar um agravamento destas situações.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deu início à operação “Recolhimento Geral” e irái realizar uma fiscalização mais apertada nas principais vias rodoviárias do país – as mais preocupantes são as vias que dão acesso ao interior Norte e Centro do país e ao Algarve – e caso seja necessário, serão cortadas vias.

Durante o período do Páscoa poderá sair do seu concelho de residência todo o cidadão que se desloque para o trabalho, sendo que entre 9 e 13 de abril terá de se fazer acompanhar de uma declaração da entidade patronal.

“Em tempos difíceis como estamos a viver importa que saibamos estar juntos [GNR e PSP] e o que aqui estamos a fazer hoje Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública é isso mesmo estamos juntos.” coronel Vítor Rodrigues, diretor de operações da Guarda Nacional Republicana.

A Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana durante este período de estado de emergência irão trabalhar ainda mais em conjunto, cada um nas nossas áreas de responsabilidade, mas em plena cooperação, troca de informação, operações conjuntas e estaremos juntos em diversos momentos, em diversos locais (…)” Superintendente Luís Elias, diretor do departamento de operações da Polícia de Segurança Pública

Partilhe o Artigo

Leia também