Previsão do estado do tempo para o fim de ano 2023

Tempo fim de ano

Previsão do estado do tempo para o fim de ano 2023

 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o período compreendido entre 29 de dezembro e 2 de janeiro, o tempo em Portugal Continental será condicionado por “uma região anticiclónica localizada sobre o Atlântico, a estender-se em crista em direção à Península Ibérica, e uma depressão em fase de cavamento em direção às ilhas Britânicas”.

O comunicado emitido pelo IPMA ao final da tarde de ontem é o seguinte:

Desta forma, entre os dias 29 e 31, prevêem-se períodos de chuva, que será em geral fraca, nas regiões Norte e Centro, em especial no Minho e Douro Litoral. Na região Sul, a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa, com exceção da tarde e início da noite de dia 29, em que os valores de probabilidade de ocorrência se situam entre 40 a 70%, em especial no litoral oeste.

A partir do final da tarde de dia 31, a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa, sendo esperada uma noite de passagem de ano sem precipitação, embora com céu muito nublado principalmente na região Norte. No dia 1 de janeiro, a precipitação regressará ao Minho e Douro Litoral a partir da tarde, estendendo-se no dia 2 às restantes regiões do Norte e Centro.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante sul, sendo por vezes forte nas terras altas das regiões Norte e Centro na tarde de dia 30 de dezembro e dos dias 1 e 2 de janeiro, rodando temporariamente para oeste/noroeste no dia 31 de dezembro.

A temperatura máxima irá manter-se sem grandes variações, com valores a variar entre 13 e 17°C no litoral e entre 9 e 12°C no interior. Os valores da temperatura mínima, que se mantêm sem grandes alterações até dia 30, irão variar entre 2 e 12°C, sendo os valores mais altos esperados no litoral Norte. Nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro espera-se uma pequena descida da temperatura mínima que se registará primeiro no litoral Norte e depois no restante território, prevendo-se valores de temperatura mínima próximos de 0°C nas regiões do interior Norte e Centro. No dia 2 prevê-se uma nova subida dos valores da temperatura mínima e máxima, que será mais significativa nos distritos do interior.

A agitação marítima irá aumentar entre a manhã de dia 31 de dezembro e a manhã de dia 1 de janeiro, prevendo-se ondas de noroeste que poderão atingir os 5 metros de altura significativa a norte do Cabo Raso.

Comunicado válido entre 2023-12-28 18:25:00 e 2024-01-02 23:59:00
Atualizado: 2023-12-28 18:49:44

Leia também