Previsão do estado do tempo para a próxima semana (1 a 7 de janeiro de 2024)

estado do tempo semana, ipma

Previsão do estado do tempo para a próxima semana (1 a 7 de janeiro de 2024)

 

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA),  é esperada ocorrência de alguma precipitação na primeira semana do ano.

A chuva atingirá, a partir da tarde de dia 1, o Minho e o Douro Litoral e estender-se-á “às restantes regiões nos dias 2 e 3, em especial nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, onde se prevê que a precipitação seja persistente e por vezes forte no dia 2”. A previsão espera “a continuação de ocorrência de precipitação ao longo da semana, pelo menos nos dias 3 e 4”.

Esta semana estão previstas “algumas oscilações” na temperatura, variando a:

  • temperatura máxima entre 6 e 20°C
  • temperatura mínima entre -1 e 13°C.

Com os valores mais altos da temperatura máxima a verificarem-se na região Sul, vale do Tejo e no litoral Centro e Norte, já os valores mais baixos da temperatura mínima deverão verificar-se nas regiões do interior Norte e Centro.

No dia 4 deverá registar-se uma pequena descida da temperatura em todo o território, devido à “advecção de uma massa de ar frio que poderá permanecer até ao fim de semana”.

Durante este período o vento irá “predominar do quadrante sul ou oeste, soprando temporariamente forte e com rajadas no dia 2”.

 

Leia também