Opinião Política | Alexandre Nascimento (Partido Aliança) – As Férias Judiciais

Views: 3  Opinião Política – Alexandre Nascimento (Partido Aliança) As Férias Judiciais Ontem regressaram de férias milhares e milhares de portugueses. Outros tantos milhares haviam já regressado a meio do mês e muitos outros há já mais tempo, por terem gozado férias em julho ou mesmo em junho. É assim todos os anos, os portugueses (pelo menos aqueles que podem) aproveitam o “dolce far niente” de alguns dias de puro lazer para estar com a família ou com os amigos, esquecendo por instantes a correria dos seus afazeres profissionais ou,…

Ler mais

Opinião Política | Alexandre Nascimento (Partido Aliança) – A “Velha” e a nova política

Views: 1  Opinião Política – Alexandre Nascimento (Partido Aliança) A “Velha” e a nova política O Partido ALIANÇA anunciou, há cerca de uma semana, que apoia a recandidatura de Hélder Sousa Silva e do PSD à Câmara Municipal de Mafra, optando assim por não apresentar uma candidatura própria. Falta de ambição… apontarão alguns! Medo de um mau resultado… dirão outros! As pessoas são livres de pensar e de dizer o que bem entenderem, desde que sejam sérias e equilibradas. O que não podem é dizer que acreditam numa determinada coisa…

Ler mais

Opinião Política | Alexandre Nascimento (Partido Aliança) – Governo travão

Views: 1  Opinião Política – Alexandre Nascimento (Partido Aliança) Governo travão O Parlamento aprovou, há cerca de quatro meses atrás, um pacote de medidas extraordinárias de apoio financeiro para trabalhadores independentes e algumas famílias. Esta decisão criava apoios no âmbito da suspensão de atividade letivas e não letivas presenciais, apoio excecional à família e medidas excecionais por redução forçada da atividade económica e de incentivo à atividade profissional. Uma medida que procurava salvaguardar a posição de alguns que se encontravam em situação mais fragilizada perante os efeitos económicos da pandemia…

Ler mais

Opinião Política | Alexandre Nascimento (Partido Aliança) – Participação, precisa-se!

Views: 1  Opinião Política – Alexandre Nascimento (Partido Aliança) Participação, precisa-se! Há dias atrás, por ocasião da última Assembleia Municipal de Mafra (que decorreu no Salão dos Bombeiros Voluntários da Malveira), olhava para a sala e dava comigo a pensar acerca da participação das pessoas nestas “coisas”. Apesar de bastante bem composta, a plateia era constituída, quase na totalidade, por elementos das diversas forças políticas com assento municipal e que, por isso, têm mesmo que ali estar. Depois… meia-dúzia de munícipes mais ou menos anónimos. Muito pouco, dir-se-á. Triste, digo…

Ler mais

Opinião Política | Alexandre Nascimento (Partido Aliança) – Arranjai um Gabinete!

Views: 1Opinião Política – Alexandre Nascimento (Partido Aliança) A culpa é do funcionário   Esta semana, confrontado com o gravíssimo e injustificável envio por parte dos serviços municipais à Embaixada da Rússia de dados pessoais de alguns cidadãos que se manifestaram contra o governo de Vladimir Putin, em Lisboa, o Presidente da Câmara, Fernando Medina, teve a cobardia e o desplante de passar pelos intervalos da chuva, despedindo um colaborador com provas dadas, que estava na Câmara há mais de 30 anos. Enquanto presidente e, por isso mesmo, primeiro responsável…

Ler mais

Opinião Política | Alexandre Nascimento (Partido Aliança) – Arranjai um Gabinete!

Views: 1Opinião Política – Alexandre Nascimento (Partido Aliança) Arranjai um Gabinete!   Quando, há vários meses atrás, iniciei esta minha colaboração com o Jornal de Mafra, comecei por falar na questão do Mérito. Foi a minha primeira escolha, o meu primeiro tema. Porque me preocupa, porque tem que ser uma bitola de avaliação primordial, porque é determinante para premiar os que mais se esforçam, porque deve ser um dos pilares de um sistema político e social saudável… porque o desprezo que tem merecido por parte de sucessivos governos é, inequivocamente,…

Ler mais

Opinião Política | Alexandre Nascimento (Partido Aliança) – Um plano estratégico de emergência nacional

Views: 1Opinião Política – Alexandre Nascimento (Partido Aliança) Um plano estratégico de emergência nacional   Pior que não saber aprender com o passado, é a imprudência de nada fazer para salvaguardar o futuro! Um governo sensato e responsável é aquele que se prepara e não aquele que reage. Bem sabemos que com esta nova e súbita pandemia era praticamente impossível fazer melhor. Foi tudo muito rápido… surpreendentemente rápido! O Vírus chegou sem avisar e não deu, sequer, tempo às pessoas para saberem exatamente o que lhes estava a acontecer, quanto…

Ler mais

Opinião Política | Alexandre Nascimento (Partido Aliança) – A inutilidade das Comissões Parlamentares de Inquérito

Views: 4Opinião Política – Alexandre Nascimento (Partido Aliança) A inutilidade das Comissões Parlamentares de Inquérito   Reiteradamente, ao longo dos últimos anos, os portugueses têm assistido a essa degradante realidade que são as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI). Um triste espetáculo que evidencia a falta de sentido de Estado da nossa classe política, que expõe as fragilidades do nosso sistema jurídico e que desprestigia a Democracia. Estas comissões, constituídas por elementos de todos os partidos com assento parlamentar, deveriam servir, não só para apurar as responsabilidades dos eventuais prevaricadores, mas…

Ler mais

Opinião Política | Alexandre Nascimento (Partido Aliança) – Os donos de Abril

Views: 1Opinião Política – Alexandre Nascimento (Partido Aliança) Os donos de Abril   Comemorámos, no passado domingo, a revolução de 25 de abril. Foi a 47.ª vez que o fizemos mas eu confesso que não percebo muito bem porque é que o continuamos a fazer. É que passaram todos estes anos e não aprendemos nada! Ou quase nada. Este ano, sedentos de LIBERDADE por via de uma terrível pandemia que lhes condicionou a vida, alguns cidadãos manifestaram vontade de celebrar o dia da LIBERDADE… de forma espontânea e, pensavam eles,…

Ler mais

Opinião Política | Alexandre Nascimento (Partido Aliança) – Maus alunos

Views: 0Opinião Política – Alexandre Nascimento (Partido Aliança) Maus alunos   “… esta atitude do BE é bem reveladora de um autêntico desprezo pelas instituições democráticas e, mais ainda, por aqueles que deviam representar, os seus eleitores.” Conhecemos todos aquela regra escolar que responsabiliza os alunos que não comparecem às aulas, penalizando-os com faltas. Sabemos que os que o fazem de forma reiterada incorrem no risco de reprovar por faltas. Sabemos, também, que os que reprovam por faltas são, com raríssimas exceções, os desinteressados, os irresponsáveis ou, pior, os desrespeitadores…

Ler mais