Museu Nacional da Música em Mafra
Uma boa notícia
No pretérito dia 31 de Janeiro do corrente, foi assinado um acordo de parceria entre o Município de Mafra e a Direção Geral do Património Cultural, para a instalação do Museu Nacional da Música, em Mafra. Mais do que uma excelente notícia, é uma importante medida, eivada de justiça. Mafra sempre teve fortes ligações à música e o “nosso” Palácio é o palco perfeito para a instalação deste Museu.
Numa altura em que se espera o reconhecimento e a inscrição como Património Mundial por parte da UNESCO, do Palácio Nacional de Mafra, esta instalação vem fortalecer a perspetiva de Mafra enquanto destino cultural. E essa é uma das lacunas de Mafra, a cultura. Tudo o que venha melhorar a oferta deve ser acolhido com alegria, pois é um ponto positivo para quem cá vive e um fator de atração para quem nos visita.
Todo o investimento efetuado neste tipo de instalações tem um retorno que não sendo imediato se repercute em variados setores. E 2021 está já ali à frente. Quem venha visitar este importante museu que tem estado, nos últimos 25 anos, numa estação do Metro, em Lisboa, vai poder descobrir a escassos quilómetros da capital, mas ainda no distrito de Lisboa, um concelho, uma vila, de braços abertos para o receber. Com história, com natureza, com mar, com campo, com boa gastronomia e com… música.
De referir, que a medida agora realizada e concretizada pelo governo PS, se encaixa numa política de reiterado empenhamento na descentralização da cultura. A vinda deste museu para Mafra desperta ainda outras sinergias que aqui podem ser criadas, complementando a oferta cultural do monumento/Palácio, composto por seis órgãos históricos e por uma das bibliotecas mais ricas do país.
Se a isto juntarmos a atual intervenção sobre os carrilhões, naquela que é a maior obra de restauro desde a sua instalação no século XVIII, percebemos bem a motivação do Partido Socialista, no que à história, à cultura e à conservação do património diz respeito. Ainda bem que mais uma vez estas medidas recaíram sobre Mafra.
Assim nós saibamos honrar este privilégio e potenciar o impacto destes projetos no nosso Concelho.
Parabéns a todos os intervenientes. O Museu Nacional da Música em Mafra é uma excelente notícia.
Alexandre Seixas, janeiro de 2019
É mesmo uma muito boa notícia, não só para os mafrenses, mas até para os lisboetas que não gostam de ouvir o barulho do metro a sobrepor-se às mais delicadas passagens de música de câmara, como ainda tive oportunidade de presenciar em Dezembro do ano passado.
Facto é que Lisboa tem salas mais que suficientes para concertos e recitais de música clássica, que no entanto bem precisa de um forte impulso no Concelho de Mafra.
Competirá agora aos responsáveis assegurar a manutenção e se possível até uma melhoria na programação de eventos musicais de alto nível no Museu.