Opinião Política – Alexandre Nascimento (Partido Aliança)
A “Velha” e a nova política
O Partido ALIANÇA anunciou, há cerca de uma semana, que apoia a recandidatura de Hélder Sousa Silva e do PSD à Câmara Municipal de Mafra, optando assim por não apresentar uma candidatura própria.
Falta de ambição… apontarão alguns! Medo de um mau resultado… dirão outros!
As pessoas são livres de pensar e de dizer o que bem entenderem, desde que sejam sérias e equilibradas. O que não podem é dizer que acreditam numa determinada coisa e também no seu contrário. Se a galinha da minha vizinha põe mais ovos que a minha… então é impossível que eu fique com mais ovos que a casa do lado.
Que uma coisa fique clara para todos os mafrenses… não foi por falta de ambição, por escassez de meios e, muito menos, por falta de gente disponível e com vontade de contribuir para o desenvolvimento da sua terra. A questão aqui é outra! E foi essa que foi profundamente discutida e ponderada. É politicamente sério retirar votos (muitos ou poucos) a uma candidatura forte e que tem dado provas de um bom trabalho? É eticamente entendível combater um projeto que nos dá garantias de que o nosso concelho continue a prosperar? A troco de quê?! Projeção mediática? Vaidade pessoal? Afirmação do Partido? Uma eventual subvenção vinda dos cofres do Estado?
No ALIANÇA não viemos para a política afirmando que colocamos as pessoas em primeiro lugar e, à primeira oportunidade, espreitamos de imediato para o nosso umbigo. Não vale a pena vir para a vida política, dizendo que vimos para fazer diferente, para depois incorrer nas mesmas práticas ou no mesmo tipo de expediente. Oportunismo e calculismo não é política séria. Jogos de estratégia não são propostas. Ser do contra a todo o custo e sem razões absolutamente fundadas só porque se está na oposição não é lutar pelas pessoas!
É por isso que Portugal está atrasado em relação ao resto da Europa há mais de 40 anos! É esse o tipo de política e de políticos que nos trouxe até aqui.
É claro que há sempre mais a fazer e que se pode, sempre, fazer melhor. Mas é preciso ponderar com muita responsabilidade se as vantagens de entrar numa corrida superam as desvantagens de prejudicar a dinâmica dessa mesma corrida. Para nós o futuro do Concelho e a melhoria das condições de vida dos mafrenses estarão sempre em primeiro lugar. Não é normal? Não é isto que costuma acontecer? Pois, talvez seja esse o problema… os velhos hábitos.
Se somos críticos da “velha política à portuguesa”, então não podemos ser “velhos”. No Partido ALIANÇA faremos sempre política colocando o interesse das pessoas em primeiro lugar. Mesmo que isso implique não ir a votos. Mesmo que isso implique ter uma galinha que põe menos ovos que a do vizinho… pelo menos por enquanto.
Alexandre Gomes do Nascimento
Partido ALIANÇA
Pode ler (aqui) outros artigos de opinião de Alexandre Nascimento
As opiniões expressas neste e em todos os artigos de opinião são da responsabilidade exclusiva dos seus respetivos autores, não representando a orientação ou as posições do Jornal de Mafra