Com as obras de instalação do Museu Nacional da Música (MNM) no Palácio Nacional de Mafra (PNM) a decorrerem ( representando um investimento de 6 milhões de euros – ver aqui), o museu inicia o processo de mudança a 2 de outubro, altura em que encerrará definitivamente ao público em Lisboa.
A funcionar provisoriamente desde 1994 na estação de Metro do Alto dos Moinhos, em Lisboa, o MNM irá inaugurar o seu novo espaço no último trimestre de 2024, prevendo-se que a inauguração possa ocorrer no Dia Mundial da Música, a 1 de outubro de 2024.
Uma vez instalado na ala norte do Palácio de Mafra, ocupará uma área total de 7500 m2 e contará com um espaço expositivo de 2000 m2.
O novo espaço permitirá ao MNM duplicar o número de peças em exposição – passar de 250 para 500 – acolhendo um acervo de mais de 1300 instrumentos musicais do século XVI ao XXI, e espólios de partituras, fonogramas, iconografia e entre outra documentação variada.
“O Museu ganha, desta forma, capacidade de duplicar as peças expostas, apresentando algumas novidades, mas mantendo em destaque instrumentos icónicos da coleção, como o cravo Taskin, construído em 1782 a pedido do rei D. Luís XVI de França, o violoncelo Stradivarius que pertenceu ao rei D. Luís, e o piano que foi usado pelo compositor e pianista Franz Liszt quando em 1845 esteve em digressão em Portugal.”, refere o MNM em comunicado.
DGPC refere que o MNM encerra no próximo dia 2 de outubro para iniciar “uma intervenção exaustiva de conservação e restauro dos instrumentos musicais” o que representará um investimento de cerca de 300 mil euros por parte da Direção-Geral do Património Cultural.
Durante o processo de mudança, o museu abrirá pontualmente as suas portas (sob marcação) para acolher “escolas e outros grupos em visitas orientadas, dando assim oportunidade ao público de acompanhar este complexo processo de mudança”.
No próximo domingo, Dia Mundial da Música, o MNM assinalará o encerramento das sua instalações no Metro do Alto dos Moinhos com dois concertos de entrada livre.
- 11h00 – concerto da pianista Marta Menezes, que interpretará música de Óscar da Silva, Artur Santos e António Fragoso
……………………………… - 15h00 – concerto da flautista Adriana Ferreira e da pianista Isolda Crespi Rubio, que interpretarão música de Eurico Carrapatoso, Camargo Guarnieri, José Vianna da Motta e Alberto Ginastera.