Marina Turística vai nascer na Ericeira

Dia das mentiras

Ericeira vai ter uma Marina Turística

 

A construção de uma marina turística na Ericeira há muito que era ambicionada. Com a transferência de competências da Docapesca para o Município de Mafra — que ocorreu no mês passado —, com o recurso aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e com a vitória do PSD nas últimas eleições legislativas, a Câmara de Mafra agarrou com as duas mãos a possibilidade de tirar da gaveta um projeto considerado megalómano por alguns, mas que os governantes do concelho há já alguns anos tinham em mira.

A Ericeira, finalmente, terá a sua marina turística.

Daqui a dois anos, será possível chegar por mar à vila da Ericeira, e encontrar um pequeno Mónaco, uma moderna marina turística, um lugar para retemperar forças, um local para fazer compras, um local para fazer surf, uma via para visitar Sintra e Lisboa e ainda, o prazer de desfrutar plenamente, de uma das vilas mais bonitas de Portugal.

Marina Turística da Ericeira
Gerado com IA

Toda a praia dos pescadores será remodelada e o atual espaço verá nascer novos espaços de lazer, esplanadas, restaurantes e lojas, bem como um necessário espaço de assistência aos veleiros e iates, que se espera, cruzem os mares para nos visitar.

Marina Turística da Ericeira

Quando estiver operacional, a Marina da Ericeira juntar-se-à ao então reabilitado Forte da Natividade, infraestrutura com uma “localização absolutamente privilegiada, quer do ponto de vista geográfico, quer do ponto de vista turístico”. Em 2021, a câmara referia que a reabilitação do forte permitia “perspetivar soluções de recuperação e integração na vida local e na dinâmica turística”.

A vila da Ericeira voltará a ver barcos à vela atracados na sua nova marina, recordando o tempo da Rasca da Ericeira (embarcação tradicional portuguesa de três mastros com velas latinas), de que, no fim do Século XIX já não restava nenhum exemplar.

A construção da marina obrigará a obras profundas no local e nas imediações da Praia dos Pescadores, obrigando também a vários estudos de impacto ambiental, esperando-se que a sua entrada em atividade se reflita também na modernização da sua envolvente.

Estudos preliminares apontam para que, a título de exemplo, para uma embarcação de 15 metros, o preço anual na Marina da Ericeira ronde os 4.500 € por ano, mais despesas de água e de eletricidade.

O custo da obra não está ainda definido, mas espera-se que possa oscilar entre os 18 e os 23 milhões de euros, para 32 postos de amarração. A estes valores acrescerá o estudo de impacto ambiental e eventuais indemnizações.

Embora já circulem alguns rumores, há alguma expectativa relativamente ao nome da empresa que poderá ser escolhida para realizar esta milionária obra.

Leia também

Deixe um Comentário