Câmara de Mafra transfere 348 mil euros para a Tratolixo para compensar resultado negativo de 2023

Tratolixo

Mafra transfere mais de 348 mil euros para a Tratolixo para reverter resultado líquido negativo do ano de 2023

 

Na última sessão da Assembleia Municipal de Mafra realizada no passado dia 23 de dezembro, um dos pontos da ordem do dia era a transferência de verbas para a Associação de Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra para o tratamento de resíduos sólidos – AMTRES (detentora da Tratolixo) com vista ao equilíbrio do previsível resultado líquido negativo de 2023.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelos 36 deputados presentes, todos os deputados municipais presentes.

Segundo os documentos a que o Jornal de Mafra teve acesso, em 30 de setembro de 2023 a Tratolixo apresentou um resultado antes de impostos negativo, no montante de 1.513.253,39 €.

A lei, que estabelece o regime jurídico da atividade empresarial local e das participações locais, refere que nestas situações “as empresas locais devem apresentar resultados anuais equilibrados sendo que é obrigatória a realização de uma transferência financeira por parte dos sócios no caso de um resultado líquido antes de impostos se apresentar negativo com vista a equilibrar os resultados do exercício”.

Em outubro foi aprovado em reunião da assembleia da AMTRES, que contou com os representantes dos quatro municípios, o adiantamento no valor de 2,9 milhões de euros para equilibrar as contas de 2023 da empresa Tratolixo.

Assim, os quatro municípios irão transferir o valor referente às respetivas percentagens na produção e entrega anual de resíduos sSólidos urbanos à Tratolixo, no caso de Mafra trata-se de 12,02% representando uma transferência de 348.580,00 €.

Os restantes municípios irão transferir: Sintra 1.284,12 milhões de euros, Cascais 761 mil euros e Oeiras 506 mil euros.

Segundo Hélder Silva, a dívida fica a dever-se ao aumento dos juros da dívida que a Tratolixo mantém junto das entidades bancárias.

Singularmente — desde dia 14 de dezembro — a TRATOLIXO participa numa campanha publicitária que promove a recolha seletiva de biorresíduos e de embalagens, que será transmitida durante 30 dias nos canais do grupo SIC de Pinto Balsemão.

O anúncio, em formato playce, que permite apresentar vídeos até 30 segundos, imediatamente antes dos conteúdos gravados nas boxes de televisão. O objetivo seria captar audiências e chegar especificamente aos munícipes de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra.

 

Leia também