Mafra na corrida ao Prémio Europeu Folha Verde 2026

Tapada de Mafra

Mafra na corrida ao Prémio Europeu Folha Verde 2026

 

Os Prémios Capital Verde Europeia e Folha Verde 2026 têm por objetivo destacar e recompensar os esforços das cidades na redução do seu impacto ambiental local e global, melhorando a qualidade de vida dos seus residentes.

O Prémio Capital Verde Europeia destina-se a cidades com uma população superior a 100.000 habitantes e o Prémio Folha Verde a cidades mais pequenas com uma população superior a 20.000 habitantes. Os Prémios são atribuídos até duas cidades por ano.

Mafra está na corrida para o Prémio Folha Verde 2026.

Os candidatos a Capital Verde Europeia 2026 são: Braga, Guimarães, Córdova (Espanha), Heilbronn (Alemanha), Klagenfurt (Áustria), Linz (Áustria), Riga (Letônia) e Rybnik (Polônia).

Os candidatos ao Folha Verde 2026 são: Mafra, Águeda, Estarreja, Esplugues de Llobregat (Espanha), Garges-Lès-Gonesse (França), Livry-Gargan (França), Olbia (Itália), Pszczyna (Polónia), Saint-Quentin (França), Sant Boi de Llobregat (Espanha), Sant Joan Despí (Espanha) e Vaasa (Finlândia).

As candidaturas serão agora avaliadas, tendo em conta os seguintes indicadores: qualidade do ar; água; biodiversidade, áreas verdes e uso sustentável do solo; resíduos e economia circular; ruído; alterações climáticas: mitigação; alterações climáticas: adaptação.

A lista das cidades finalistas será divulgada durante o mês de junho e as cidades vencedoras serão anunciadas no dia 24 de outubro, em Valência, Espanha, cidade que ostenta atualmente o título.

Os vencedores recebem incentivos financeiros destinados a apoiar a implementação de projetos inovadores e medidas que reforcem o compromisso ambiental das cidades. Para além da recompensa financeira, os vencedores juntar-se-ão à crescente rede de cidades europeias líderes, que partilham uma visão e experiência comuns e inspiram outros a seguir os seus passos.

Os incentivos financeiros passam pelos 600.000,00 € para a Capital Verde Europeia e por 200.000,00 € para o Folha Verde.

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário